2016/03/26

Acessibility Scanner analisa as apps Android para saber se são acessíveis


A Google lançou uma app para Android que pode analisar qualquer outra app e identificar potenciais problemas de usabilidade no seu interface.

Num mundo perfeito todas as apps teriam interfaces perfeitos e fáceis de utilizar, mas no mundo real não é preciso procurar muito para se encontrarem apps com problemas de gravidade variável nesse capítulo. Botões demasiado próximos uns dos outros, que aumentam a probabilidade de clicar no botão errado; texto demasiado pequeno que se torna praticamente ilegível; selecção de cores com baixo contraste; e muitos outros erros comuns que prejudicam a utilização de uma app.

Accessibility Scanner é uma app da Google que pode ser usada para analisar outras apps Android e cria um relatório de potenciais problemas no seu interface. A app será de uso altamente recomendado para os developers, mas torna-se também numa ferramenta valiosa para qualquer utilizador que goste de dar feedback sobre as apps que utiliza, e que assim fica com uma validação adicional ao chamar a atenção para certos aspectos que deveriam ser corrigidos e/ou melhorados.



Algo me diz que será bastante difícil descobrir uma app que não receba algumas sugestões para melhoramento deste Acessibility Scanner - esperemos apenas que os seus criadores estejam receptivos a fazer as alterações recomendadas...

(Isto sem esquecer que por vezes a app poderá fazer algumas recomendações que vão contra o intuito daquilo que se pretende... afinal, também há que dar algum crédito a alguns developers/designers sobre as suas opções. :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)