2016/03/14

AlphaGo perde finalmente um jogo contra Lee Sedol


Depois de três vitórias consecutivas, que lhe garantem a vitória absoluta neste torneio de Go com cinco jogos, a inteligência artificial da Google perde finalmente contra a inteligência humana.

O desafio que coloca frente a frente o AlphaGo, sistema de inteligência artificial da Google, e Lee Sedol, um mestre mundial no jogo Go, parecia sinalizar um verdadeiro apocalipse digital, com o AlphaGo a ter vencido os três primeiros jogos. Mas, Lee Sedol consegue finalmente um ponto de honra ao vencer o quarto jogo.

Foi uma vitória conseguida após um deslize do AlphaGo, e tendo demorado quase uma dezena de jogadas para se "aperceber" do erro, que foi prontamente aproveitado pelo seu rival humano. Ainda falta realizar o último jogo, que irá garantir se esta vitória humana foi uma excepção à regra, ou se uma nova vitória de Lee Sedol deixará em aberto o que poderia ter acontecido se houvesse um jogo adicional que permitisse a vitória...

Sendo apenas cinco jogos, a vitória do AlphaGo já está garantida, e a Google vai doar o prémio de 1 milhão de dólares (que escapou a Lee Sedol) a instituições de caridade.

1 comentário:

  1. Fiquei contente com esta vitória por parte do Lee, o que retiro disto é que o homem foi capaz de aprender com as 3 derrotas ou seja com as 3 vitórias do software da Google induzir em erro o alphago...
    Enquanto que o software precisou de aprender com milhões de jogadas para ganhar as 3 vezes ao humano :D

    Não sei se fui muito confuso? Mas acho que me fiz entender.

    Homem > máquina
    Vou poder dormir descansado.

    ResponderEliminar