2016/03/10

Android N Developer Preview disponível para todos


A Google surpreendeu os fãs, lançando uma versão Developer Preview do próximo Android N bem antes do que seria esperado, e mais fácil que nunca de utilizar... até por quem não é developer.

Tradicionalmente, esperar-se-ia que uma versão de testes da próxima grande versão do Android só ficasse disponível por altura do Google IO, mas não foi preciso esperar tanto. Já está disponível o Android N Developer Preview, que vem já com algumas novidades interessantes... se bem que previsíveis.

A primeira é o multi-window, que finalmente vai permitir correr diferentes apps lado a lado, algo que muitos fabricantes já têm adicionado às suas variantes de Android, mas que agora passará a estar disponível no sistema, de origem. Também é possível ter um modo "Picture in Picture" que será ideal para que apps de vídeo possam continuar a apresentar vídeo numa janela enquanto se trabalha noutras apps.

Depois temos notificações com capacidades melhoradas. Não só passa a ser possível responder a notificações de mensagens directamente na própria notificação (evitando saltar para a app) - coisa que a Google já utiliza no Hangouts; como também permite que as apps possam agrupar as suas notificações (ideal para apps de mensagens ou email).





No campo da eficiência, o modo Doze que tantas maravilhas fez pela autonomia no Android M, vai ser expandido. Em vez de entrar em acção apenas quando o smartphone está parado de forma permanente, vai passar a entrar em funcionamento sempre que o ecrã se apagar. Depois temos coisas como suporte melhorado para Java 8, e a continuação da aposta no Project Svelte, que promete levar o Android N a dispositivos com hardware mais limitado.

Falando de dispositivos, este Android N Developer Preview é agora mais fácil que nunca de experimentar, pois fica disponível por via de actualizações OTA em vez de obrigar a flashar a ROM da forma tradicional. Qualquer pessoa que o queira testar necessita apenas de dar um salto Android Beta e dizer em que dispositivos o aplicar, a saber: Nexus 6, Nexus 9, Nexus 5X, Nexus 6P, Nexus Player e Pixel C. (Infelizmente, o Nexus 5 fica de fora... )




Ainda nos dispositivos, a Google aproveitou também a oportunidade e está oferecer um desconto no Pixel C que passa de $500 para $350 (na prática, como o teclado não tem desconto e custa $150, é o equivalente a oferecer o teclado para quem comprar o conjunto completo). Considerando que o Pixel C só veio demonstrar o quanto ainda falta fazer no Android para se tornar adequado a um tablet/transformável, bem que se justificava que este desconto tivesse o efeito de reembolso para todos os que já o compraram... e que provavelmente só com a chegada do Android N final é que começarão a ficar satisfeitos com o aparelho (espera-se!) ;P

6 comentários:

  1. http://9to5mac.com/2016/03/09/android-n-ios-9/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. @kinkas ?????
      #fanboy #azia

      Eliminar
    2. Não vale muito a pena "reciclar" estas discussões. Há coisas que se estrearam primeiro num sistema; outras coisas noutro; outras ainda que foram roubadas a sistemas que já nem existem (logo de cabeça surge-me na memória o webOS, que se poderia considerar visionário e estreou muitas coisas que foram copiadas pelos outros - e algumas que ainda faltam copiar). Etc. etc.

      Eliminar
    3. Em questão de desenvolvimento é possível ver isso mais claramente. Algumas funções, disponíveis em WP, por exemplo, existem no Android e não no iOS. Outras vice-versa. Não existe um sistema melhor. Vai da necessidade e gosto de cada um.

      Eliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Só tenho pena de nao estar ai presente o nexus5...opa pode ser que no final lancem como aconteceu com o nexus 7 2012 salvo erro?

    ResponderEliminar