2016/03/16

F.lux chega ao Android (mas precisa de root)


A popular app f.lux de ajuste de tonalidade das cores do ecrã, de modo a minimizar a potencial perturbação da luz no sono chega finalmente ao Android. Mas, será que ainda chega a tempo?

A f.lux é presença habitual nos computadores de muitos utilizadores, regulando a tonalidade das cores no ecrã em função da hora do dia; e recentemente ganhou popularidade acrescida ao ser banida pela Apple depois de terem disponibilizado uma versão para iOS que podia ser instalada de forma não oficial sem jailbreak. Na altura já se falava que isto poderia estar relacionado com a chegada de uma função idêntica integrada no iOS - o que se veio a confirmar - e o mais caricato é que agora que o f.lux chega ao Android numa altura em que também a próxima versão irá disponibilizar funcionalidade idêntica no sistema.

Pelo lado positivo, sabemos que existem mais de mil milhões de Android que dificilmente irão ter acesso à última versão do Android, pelo que esta app continuará a ser bastante útil, mas há também um pequeno requisito que complicará a sua utilização: a app só funciona em dispositivos Android com root. Se for esse o caso, terão a possibilidade de ajustar a tonalidade do ecrã para ser menos perturbadora para os olhos - tornando-se ideal para aqueles que gostam de ler algumas coisas no smartphone ou tablet antes de adormecer (ao contrário de outras apps que aplicam overlays, o f.lux actua directamente sobre a tonalidade de cor ao nível do sistema, daí o requisito do root.)

O f.lux para Android está disponível ainda como versão preview e como tal, é bem provável que ainda encontrem bastantes bugs e/ou problemas de compatibilidade com certos dispositivos (parece que é problemático com smartphones da Samsung.)

2 comentários:

  1. No root? No problem!
    Usem a app 'Twilight' ;)

    (...de nada, ora essa!)

    ResponderEliminar
  2. Tenho usado o Twilight no ultimo ano e tem funcionado bem (mesmo sem root) mas agora que atualizei o meu Nexus 6P para o Android N preview já desiunstalei o twilight pois o Android N tem essa funcionalidade de origem (depois de ativar os System UI tweaks) mas ainda não está a ativar-se de noite automaticamente como era suposto (tenho que ir ativar o modo noite à mão)

    ResponderEliminar