2016/03/07

Galaxy S7 mais lento que iPhone 6S?

O novo Galaxy S7 da Samsung é um dos mais poderosos smartphones da realidade, mas será que isso se traduz em velocidade que seja realmente notória para o utilizador? Um teste com um S7 Edge, iPhone 6S, Moto X Pure e Nexus 6P mostra que não.

A corrida pelos "números" tem feito com que nos últimos anos se tenha assistido a um crescimento desmesurado no número de núcleos de processamento e na quantidade de RAM. Melhorias que são sempre apreciadas, mas que infelizmente nem sempre se traduzem em benefícios reais para os utilizadores.

O teste que se segue não irá satisfazer todos os utilizadores, pois consiste em abrir uma série de apps em sequência, e que acaba por privilegiar outros factores (como a velocidade de leitura da memória interna) em vez do processamento puro; mas a verdade é que acaba por ser uma tarefa que muitos farão no seu dia a dia. Dito isto, é também claro que fica muito por dizer, como o impacto que os 4GB de memória teriam a nível do regresso a estas apps depois de terem sido abertas uma vez, ou tarefas de processamento mais intensivas onde um CPU quad/octa-core pudesse mostrar o seu desempenho.

O iPhone 6S tem um CPU dual-core e 2GB de RAM, enquanto que o Galaxy S7 tem um CPU octa-core e 4GB de RAM, e o Nexus 6P e Moto X Pure têm um octa-core e 3GB de RAM.

Seja como for, servirá para relembrar que já seria tempo de se começar a dar menos valor aos "números" que são apresentados nas características dos equipamentos actuais, e mais valor àquilo que realmente os utilizadores irão sentir aos utilizar esses mesmos produtos. Ainda há um longo caminho a percorrer até ao dia em que se possa dizer adeus às esperas no carregamento das apps, dos longos tempos de actualização; e tudo o mais que nos vai roubando preciosos segundos que se multiplicam centenas de vezes ao longo do dia.


6 comentários:

  1. Eu acho que o Google devia dar a opcao de retirar a encriptacao do Sistema de ficheiros no android pois no Nexus 6 já mostraram que faz uma diferença notável mas no Nexus 6p ainda não se sabe bem se é tão transparente (não afetar a oerformance) como dão a entender, em último caso mesmo que hajam cores livres, é sempre mais qqc a aquecer o CPU. E se o Android com mais definição (2x os pixels on screen precisa de ler e escrever mais dados pode afetar a performance pelos 2 lados).
    Seja como for fiquei cheio de vontade de trocar a câmara do meu 6p pela câmara do s7 que tem OIS e focagem muito mais rápida que qualquer outro.. Mas daqui a mais 1 ou 2 mesinhos os Nexus vao ganhar outro valor com a chagada do Google I/O ;)

    ResponderEliminar
  2. Esse video de credível não tem nada.
    Aposto que, se o artista voltar a fazer exactamente o mesmo procedimento, vai ter resultados diferentes.
    Estes testes de velocidade que são feitos a abrir e fechar aplicações não têm a mínima aplicação prática. Hoje é esse o resultado, amanhã sai outro video que mostra o contrário...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já devias dizer o mesmo em relação aos problemas de gestão de memória que o Galaxy S6 tinha em relação a outros smartphones. O S7 tem melhorias mas que de facto ainda não tem o comportamento esperado para um smartphone com 4GB de RAM quando comparado com outros smartphones de 3GB e até 2GB (como no iPhone 6s). A Samsung teve muitas queixas em relação ao Memory Management do S6, melhorou um pouco no S7.... mas ainda temos de esperar para finalmente poder-mos dizer "Agora sim :)".

      Eliminar
  3. Boas, sou apenas um curioso, mas e as próprias apps não terão nada a dizer também?! Não contribuiram elas para esta diferença nos telefones, pelo menos entre os SO android e os ios?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. claro que isso é o ponto dominante neste teste. é muito mais fácil optimizar uma app para ios e os seus 3 modelos do que uma app android e as suas inúmeras variantes, já para nao dizer que o s820 acabou e sair e de certeza muitos devs ainda nao optimizaram as suas apps para este novo chip. isto faz com que uma utilização de ios seja muito mais fluída (pelo menos para quem está habituado porque eu já tentei usar e para mim o android puro ou da sony que foi o que eu usei sao muito mais straightforward)

      Eliminar
    2. Este artigo da Anandtech fala acerca da NAND Performance com benchmarks de comparação com outros smartphone. -> http://www.anandtech.com/show/10120/the-samsung-galaxy-s7-review/3

      Eliminar