2016/03/05

Google confirma que irá esconder resultados na Europa


Depois das exigências europeias, a Google lá vem confirmar que irá alterar a forma como remove os resultados que forem pedidos para serem "esquecidos".

Até ao momento, a Google aplicava a filtragem dos resultados a esquecer apenas nas pesquisas feitas no site da Google do país respectivo. Ou seja, um resultado "esquecido" em Portugal não surgiria nas pesquisas feitas no site google.pt mas continuaria a aparecer no site google.com. A Europa não gostou e exigiu que essa filtragem fosse feita a nível mundial - coisa que a Google recusou fazer, porque deixaria que as políticas de um país afectassem a qualidade dos resultados de todos os outros países. Daí a solução encontrada...

A partir da próxima semana, a filtragem dos resultados esquecidos não será feita com base em que site nacional se utiliza, mas sim com base no país de origem do IP de quem faz a pesquisa. Quer isto dizer que um utilizador em Portugal deixará de ver os resultados "esquecidos" para Portugal, independentemente de usar o google.pt, google.com, ou qualquer outro. Por outro lado, um utilizador nos EUA que utilize o site google.pt continuará a ver resultados que não aparecerão para os utilizadores que estão em Portugal.

Em suma... mais um pequeno passo que vai discriminando e censurando a internet em função do local onde se está - e que também poderá ajudar a incentivar o uso de VPNs.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)