2016/03/15

Google proibida de exigir a instalação das suas apps nos Android na Rússia



As coisas têm estado complicadas para as empresas tecnológicas fora dos EUA (e também lá dentro, é certo) e agora é a Google que, na Rússia, se arrisca a perder um pouco mais do controlo que tem sobre a sua plataforma Android.

A Google está a sentir na pele aquilo que a Microsoft sentiu noutros tempos. Na Rússia, os tribunais voltaram a decidir contra a Google numa queixa de abuso de posição dominante feita pela Yandex, por exigir que qualquer fabricante de smartphones que deseje ter acesso à Play Store seja obrigado a incluir todo um pacote de apps da Google, que terão que ficar em lugar "bem visível".

Se não houver nova hipótese de recurso, a Google deixará de poder fazer tais exigências, facilitando a vida aos concorrentes como a Yandex para fazerem acordos com fabricantes de smartphones para incluírem as suas apps em local de destaque em vez das da Google - e continuando a ter acesso à Play Store. E, segundo alguns rumores, parece que a Europa se prepara para fazer exigências idênticas à Google.

... Parece-me que daqui a pouco o Android ainda se arrisca a ter um sistema como aquele que se teve no Windows, de apresentar um menu de selecção para escolha do browser - e neste caso, também para a escolha de outros motores de busca...

5 comentários:

  1. E que tal começarem a obrigar os fabricantes de automóveis a darem a opção de se instalar motores (ou outros componentes) de outros fabricantes?

    ResponderEliminar
  2. Isso a acontecer, a nível mundial, provavelmente força a google a fechar o código do android, ou a pedir dinheiro por ele, dado que não vai desenvolver um SO de graça para depois porem lá outros motores de busca.

    O windows é diferente dado que o modelo de negócios da microsoft não dependia do IE, agora a google depende que o google seja o motor de busca default dos androids.

    O mais provável é ver o google saltar do mercado russo do que abrir um precedente de dar a play store junto com outro motor de busca.

    ResponderEliminar
  3. Precisamos é do inverso: proibir os fabricantes de poluir os seus telemóveis com apps próprias e deixar lá só as da Google. Ou então melhor, cada telemóvel tem de ter opção AOSP/GPE... :D

    ResponderEliminar
  4. Isto não me encaixa na cabeça nem por nada...
    A sério estes gajos querem o que mesmo? A plataforma cresceu e agora são processados porque dominam o mercado e exigem que no software do qual são donos coloquem algumas aplicações suas!
    É dar importância a coisas tão estúpidas
    É processar por processar?

    ResponderEliminar
  5. E que tal obrigarem a Apple a permitir aplicações Android nos iPhones da Rússia? 😄

    ResponderEliminar