2016/03/31

Inteligência Artificial da Microsoft ajuda os cegos a ver


Para além da sua aposta nos bots, a Microsoft apresentou na Build um projecto que nos mostra como se pode dar uso à Inteligência Artificial para melhorar a vida das pessoas, permitindo a um cego "ver".

Como parte dos Microsoft Cognitive Services, um conjunto alargado de funcionalidades que a MS disponibiliza aos developers, para fazer coisas com reconhecimento de voz, de imagens, de interpretação de texto (e que por isso está intimamente ligado à tal aposta nos bots), a MS mostrou a app Seeing AI que dá uso a essa capacidade para descrever o mundo às pessoas que não o podem ver.

Usando uns óculos equipados com uma câmara, e um smartphone, a app pode identificar e descrever todo o tipo de coisas que se possa estar a ver; desde reconhecer pessoas (e as suas expressões); ler ementas e outra informação escrita; e muito mais.

Para além das óbvias vantagens para os invisuais, não se pense que esta tecnologia não poderia ser igualmente benéfica para todas as pessoas. Por exemplo, o mesmo sistema poderia ser usado para nos deixar ler coisas em línguas que não conhecemos; ou ser aplicado a pessoas com outros tipos de problemas (como o Alzheimer) de forma a auxiliar a sua memória sobre quem são as pessoas em seu redor.

Esperemos que com esta abertura das suas APIs cognitivas, este tipo de coisa possa em breve chegar a produtos comerciais disponíveis para o público.




Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)