2016/03/31

Microsoft apresenta-nos um futuro cheio de bots na Build 2016


Para além da surpresa inesperada do Windows 10 passar a ter Ubuntu integrado, houve muitas outras novidades que a Microsoft revelou na Build 2016, e uma das que poderá ser mais importante é a sua aposta nos bots.

Lembram-se da pompa com que a Apple anunciou a Siri? Isso veio dar uma nova visibilidade às assistentes digitais, mas o que é certo é que já passaram quase 5 anos e as suas capacidades pouco evoluíram. É tempo de exigir muito mais, e a Microsoft quer facilitar essa tarefa, com a sua Microsoft Bot Framework.


Com esta framework, abrem-se as portas para que qualquer pessoa possa criar um bot capaz de realizar operações específicas, que poderão ser o reservar de um quarto de hotel, fazer uma encomenda numa loja, pedir uma pizza, chamar um táxi, etc. etc. Bots que poderão ficar acessíveis através de múltiplos canais, como o Skype, Twitter, SMS, Slack, etc.

Uma das coisas interessantes é que estes bots podem interagir com assistentes digitais de nível superior - como a Cortana - assim permitindo expandir imensamente as suas capacidades. Por exemplo, a Cortana, por si só, não sabe encomendar uma pizza - mas com a assistência destes bots, poderá interagir com um deles dedicado a essa função e cumprir com o que lhe pedimos.

Não é a primeira vez que se tenta aplicar os bots como solução universal para inúmeros problemas, mas até ao momento isso era algo que apenas estava disponível para equipas com recursos substanciais. Com esta framework a MS coloca esse poder à disposição de todos, e vai ser interessante ver que uso é que lhe irá ser dado.

... Sabendo-se a tendência de que as apps de mensagens se tornam na grande plataforma para os próximos tempos, esta aposta nos bots parece-me ser uma excelente jogada estratégica que ajudará a manter a MS relevante, mesmo que as suas plataformas deixem de o ser (a MS admitiu desde logo que este ano não iria fazer grandes apostas dos dispositivos mobile...)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)