2016/03/31

Kairos T-Band - mais um projecto a "subtrair" no Indiegogo


Mais um revisitar de um projecto de crowdfunding que parecia demasiado bom para ser verdade; mais uma triste constatação de que é um projecto falhado que fez evaporar o dinheiro dos apoiantes. Depois de adiamentos e mais adiamentos, o projecto Kairos T-Band parece ter entrado na fase do silêncio, quebrado apenas pelas mensagens diárias dos apoiantes que pedem o seu dinheiro de volta sem obterem qualquer resposta.

No final de 2014, o Kairos T-Band chegou ao Indiegogo, em época de euforia com os smartwatches, e prometendo uma curiosa smart bracelet que transformaria qualquer relógio num smartwatch. O projecto era interessante, mas desde logo as promessas pareciam demasiado ambiciosas e irrealistas, c começar pelo prazo anunciado de entrega do produto, para Junho de 2015. Logo nessa altura disse:
"... fico por isso altamente céptico quando à possibilidade de isto se poder tornar real no prazo indicado, para Junho de 2015. Para além disso, o vídeo excessivamente comercial também não ajuda nada a inspirar confiança. Por isso, vai ser um projecto que no meu caso vai merecer apenas um lembrete no calendário, para ver que tal se concretizou - ou não - em Junho do próximo ano."
Para não dizerem que estava a ser demasiado exigente não o fiz em Junho, dando-lhes mais uns meses de tolerância, até Novembro - altura em que os responsáveis do projecto tinham aparentemente regressado à vida, falando das muitas dificuldades que encontraram e prometendo novos desenvolvimentos para o mês seguinte. Novamente, dei mais uns meses de tolerância... e nada mudou. O projecto regressou ao silêncio, restando apenas os comentários regulares de utilizadores descontentes e indignados, a exigirem a devolução do seu dinheiro, pelo meio de acusações de que os seus comentários estão a ser eliminados.

Não é por estes casos infelizes, alguns por inocência, alguns por incompetência, e alguns descaradamente fraudulentos, que o sistema de crowdfunding deverá ser penalizado. No entanto, é preciso ter bem presente a necessidade de avaliar cuidadosamente aqueles em que pensarem investir, e estar consciente de que poderá ser dinheiro deitado fora. Não sendo novidade: quando algo parece demasiado bom para ser verdade... na maior parte das vezes será melhor manterem o dinheiro na carteira.

1 comentário:

  1. Mais um que gostaria de chamar atenção: https://www.indiegogo.com/projects/triton-world-s-first-artificial-gills-re-breather#/

    Videos falsos...

    Foi também anunciado por mesagens privados aos contribuintes do projeto que será mostrado um novo vídeo do prototipo amanhã (dia das mentiras lulz)

    ResponderEliminar