2016/03/05

New Horizons ainda não transmitiu a maioria dos dados recolhidos sobre Plutão


Já se passaram sete meses sobre a passagem da sonda New Horizons por Plutão, que já proporcionou fantásticas imagens e dados. Mas mesmo tendo passado todo este tempo, mais de metade dos dados ainda está armazenado na sonda e deverá demorar quase mais um ano para os enviar para a Terra.

Da próxima vez que se sentirem injustiçados por apenas terem acesso a uma ligação ADSL com 8 ou 9 Mbps de velocidade (face aos 100 ou 200Mbps que se podem ter numa ligação com fibra), pensem no que será regressar ao passado, aos tempos dos primeiros modems: pois neste momento, à distância a que se encontra da Terra, a New Horizons apenas consegue transmitir dados a velocidades de 1-2Kbps.

É uma limitação que faz com que todo e cada byte conte, e por isso são usados todos os truques para espremer a compressão ao máximo, usando diferentes métodos consoante o tipo de dados a transferir; sendo que esse processo irá demorar mais 10 meses até que toda a informação recolhida sobre Júpiter chegue finalmente "a casa".

Bem se pode imaginar o desespero dos cientistas, ao imaginar que, para além de todas as fantásticas imagens de alta-resolução que já podem ver actualmente... há ainda muito mais que está neste momento a viajar a milhões de quilómetros de distância, e que vai chegando literalmente a conta-gotas. Mais um motivo para se começar a criar desde já uma rede P2P interplanetária, que pudesse ajudar estas missões a transferir os dados mais rapidamente para a Terra. :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)