2016/03/04

Novo Nexus terá ecrã Force Touch sensível à pressão


Depois dos iPhones e de alguns smartphones Android que também já contam com touchscreens sensíveis à pressão, parece que essa tecnologia irá ser aplicada ao próximo Nexus que deverá ser feito pela HTC.

Depois da LG e Huawei, parece que a Google vai regressar às origens e recorrer à HTC para um novo Nexus, que novamente se espera que seja um equipamento de referência - e que desta vez deverá incluir também um ecrã sensível à pressão.

Não será propriamente uma surpresa, considerando que a Huawei também já conta com um ecrã desse tipo no seu Mate S de topo, e também a ZTE já o aplicou ao seu Axon Mini. A grande vantagem de isto surgir no Nexus é o que isso representa a nível global, pois significa que a Google irá adicionar suporte para esta tecnologia no sistema, evitando que seja cada fabricante a fazer uma implementação diferente, e permitindo também que os developers possam aceder a esta "dimensão adicional" sem terem que criar versões específicas para cada modelo. Na prática, um pouco ao estilo do que o Android 6.0 veio fazer pelos sensores de impressões digitais.

Tal como se fazia prever com a chegada do Force Touch nos iPhones, a capacidade de detectar a pressão nos touchscreens irá tornar-se tão comum como o multitouch, sendo apenas uma questão de agora se descobrirem as melhores formas de tirar partido disso, para evitar que se torne numa curiosidade que pouco será utilizada.

1 comentário: