2016/03/04

Oculus Rift só chegarão aos Macs se a Apple criar um "computador decente" para VR


Os Oculus Rift deixaram desapontados todos os que esperavam que iria ter um preço mais convidativo, e agora é a vez de também os utilizadores de Macs receberem a má notícia de que os Rift só chegarão aos Macs se a Apple fizer um "computador decente".

As palavras, sem rodeios, chegam do co-fundador da Oculus Palmer Luckey, que justifica a ausência dos Oculus Rift nos Macs como sendo inteiramente por culpa da Apple. Segundo ele, a Apple nunca se preocupou em utilizar GPUs de gama alta nos seus computadores, e que mesmo um Mac Pro topo-de-gama, de $6000, vem equipado com GPUs AMD FirePro D700, que estão abaixo das especificações recomendadas para os Oculus Rift. O que faz com que, mesmo que a Oculus suportasse a utilização dos Rift nos Macs, esses utilizadores não poderiam ter a experiência com a qualidade mínima pretendida.

Acaba por ser uma daquelas questões onde "contra factos não há argumentos", mas que também não faz esquecer que mesmo no lados dos PCs, a grande maioria dos computadores não tem hardware à altura do que é exigido pelos Rift. A atenuante é que o segmento alvo dos Oculus Rift nesta altura são os jogadores dispostos a gastar muitas centenas de euros neste "brinquedo", e que têm maior probabilidade de já ter um computador bem artilhado (ou que estarão dispostos a fazer os upgrades necessários).

Resta o consolo de se saber que as coisas podem rapidamente mudar, caso a Apple decida lançar um computador com GPUs mais adequados a este tipo de utilização... o que provavelmente será inevitável, mesmo que demore mais um ou dois anos.

4 comentários:

  1. É mais possível é a Apple lançar o seu próprio VR. Compatível com os Macs actuais.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aqui trata-se mesmo de ter capacidade de hardware para fazer render a mais de 90-100fps em resoluções elevadas. A Apple não conseguirá fazer "milagres" com os GPUs que tem nos Macs actuais.

      Eliminar
  2. Oculus Rift... um projecto tão cheio de hype, tão aguardado, e vai-se ver exige uma capacidade de processamento gráfico enorme do lado do computador... Seria de esperar que conseguissem fazer alguma coisa um pouco mais capaz. Não digo totalmente autónoma do PC, mas um pouco mais capaz...

    ResponderEliminar