2016/03/03

Play é um site de torrents sem servidor central


A constante perseguição aos sites de partilha faz com o que os mesmo evoluam no sentido de escapar às medidas que vão sendo utilizadas, e agora surge o Play, um site de pesquisa de torrents que não pode ser bloqueado ou encerrado... pois não depende de um servidor.

Há muito que alertávamos para o facto de que a perseguição aos domínios e servidores apenas teria como resultado a evolução para sistemas descentralizados, e aqui está a prova. O Play é um serviço de pesquisa de torrents que não depende de um domínio ou servidor para funcionar.

O Play funciona sobre a rede ZeroNet, uma rede P2P e open-source, baseada em BitTorrent e com a encriptação usada no Bitcoin. Qualquer serviço neste rede funciona de forma descentralizada, com cada um dos utilizadores a funcionar simultaneamente como cliente e como servidor. Para ser aceder a um site como o Play, é necessário ter o ZeroNet instalado, e a partir daí é possível visitar o seu endereço:



No entanto, não confundir descentralizado com anónimo. Embora o serviço garanta que um serviço possa funcionar sem depender de uma única máquina, os IPs dessas máquinas continuam a ser visíveis e potencialmente identificáveis (tal como acontece para quem descarregue um torrent), a não ser que se utilize uma VPN ou rede Tor.

Por este andar... parece-me que mais um par de anos, e começará a ser essencial que todo o acesso à internet seja feito usando ferramentas que garantam um acesso anónimo.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)