2016/03/12

Showerloop gasta 10l de água por duche - quer se demore 8 minutos ou 80


Nem sempre os nossos desejos são compatíveis com as nossas preocupações ambientais, e não há sítio onde esse conflito se torne mais evidente do que no tempo que se passa no duche. Felizmente pode haver solução: o Showerloop permite que se fique no duche quanto tempo se quiser... gastando apenas 10l de água.

A promessa pode parecer impossível de cumprir, mas é mesmo realidade e funciona. O Showerloop não usa magia negra, limitando-se a ser um sistema de recuperação e filtragem de água que permite reaproveitar a água do duche que normalmente iria pelo cano abaixo.

Na verdade, o sistema não tem nada de novo relativamente a sistemas de filtragem, a não ser o facto de ser concebido para processar em tempo real o volume de água normalmente utilizado num duche, e assim permitindo que se esteja a tomar um duche continuamente com a mesma água. Embora, como em qualquer sistema de filtragem, obrigue a que se tenha a preocupação de fazer uma manutenção regular para garantir que os filtros continuam a operar como esperado, é o tipo de solução que já deveria ter sido implementada de série em todos os chuveiros (as poupanças no consumo de água a nível de país seriam imensas!)

Para além da poupança de água, temos também vantagens em termos energéticos, pois ao se reaproveitar a água que já foi aquecida, não há necessidade de a aquecer novamente, poupando duplamente.

Esperemos que com a visibilidade acrescida deste projecto, isso possa vir a tornar-se realidade.


2 comentários:

  1. excelente iniciativa.. já tinha pensado na quantidadade de agua quente q se podia aproveitar para os sanitários por exemplo...

    ResponderEliminar
  2. Se os ralos de um chuveiro normal estão sempre a entupir imagina esse sistema de filtragem. De certeza que temos de desentupir-lo de 2 em 2 banhos

    ResponderEliminar