2016/03/03

Tomadas modulares Youmo no Kickstarter


As extensões com tomadas múltiplas têm-se mantido praticamente inalteradas ao longo do tempo, mas agora surge um projecto no Kickstarter que quer revolucionar o segmento com um sistema modular que permite criar a extensão "à medida" do que se deseja.

O Youmo consiste num bloco base com o cabo eléctrico, disponível com diferentes comprimentos, ao qual se podem adicionar diversos módulos. Só que para além dos esperados blocos com as tomadas múltiplas, temos também outros módulos com capacidades mais originais (para uma extensão).


Actualmente, os módulos existentes são:

  • BASE CORD: o módulo base, com cabos com comprimentos de 1.5m, 2.5m, e 4m. Disponível em 7 cores.
  • SOLO: módulo com uma tomada adicional e duas portas USB para carregamento.
  • TRIPLE: bloco triplo de tomadas
  • MULTI-USB: adiciona quatro portas USB para carregamento.
  • WIRELESS CHARGING: base com carregamento wireless.
  • SMART MODULE: adiciona uma tomada inteligente que pode ser controlada remotamente.

Estão desde já planeados outros módulos para o futuro, com coisas tão variadas como um bloco de iluminação, adaptador para redes powerline, coluna bluetooth, sensores de movimento, repetidor WiFi, tomada universal, etc.

O conceito é bastante interessante, mas a grande questão será saber se o mercado está disposto o valor acrescentado de uma solução deste tipo, para algo que na maioria dos casos acaba por ser um bloco estático em que nunca se mexe. É que, de certa forma, uma extensão de tomadas tradicional acaba por já ser "modular": podemos lá encaixar um carregador USB, ou um adaptador powerline (que na verdade nem é recomendável usar numa extensão, mas directamente na tomada da parede), ou um adaptador de tomadas múltiplas adicional.

Se ficaram convencidos, os investimentos começam nos €30 (+ portes) com dois módulos à escolha, e com a entrega prevista para Fevereiro de 2017.


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)