2016/03/31

Triton Gills promete deixar respirar debaixo de água - levanta sérias dúvidas quanto à sua veracidade


Há um novo projecto que está a fazer furor no Indiegogo, mas que levanta já enormes suspeitas quanto à sua autenticidade: o Triton Gills, um sistema de guelras artificiais que promete deixar qualquer pessoa respirar debaixo de água.

O sonho de mergulhar e por lá permanecer durante o tempo que se desejar é algo que há muito se deseja. Actualmente isso obriga a que se utilizem volumosas botijas ou andar com um tubo que forneça o ar essencial para respirarmos (ou ter pulmões com capacidade extra-grande!) O Triton Gills vem apresentar uma solução que parece ser milagrosa: a de um sistema compacto que diz ser capaz de extrair o oxigénio da água, funcionando como autênticas guelras artificiais.

Parece demasiado bom para ser verdade? Pois parece... e não são os únicos a pensar isso.

Especialistas da área já vieram alertar que este projecto está a fazer promessas impossíveis, e que será certamente mais um projecto que em breve desaparecerá sem deixar rasto, com o dinheiro que conseguiu angariar. Embora a explicação seja tecnicamente possível: usar uma membrana que permita extrair o oxigénio da água, utilização de um micro-compressor, etc. - as áreas e volumes necessários para extrair oxigénio suficiente para a respiração humana (cerca de 6-8 litros de ar por minuto) impossibilitariam que tal fosse conseguido num dispositivo tão compacto. E não ajudará que nas especificações técnicas sejam destacadas coisas como micro-compressor "modificado" e bateria de iões de lítio "modificada"...

Claro que se pode dar o caso deste projecto ter conseguido realmente criar uma tecnologia revolucionária que ultrapassa em muito aquilo que é conhecido. Mas, por norma, já sabemos como é que terminam os projectos no Indiegogo que parecem demasiado bons para serem verdade. Mais preocupante será ver que já mais de 2300 pessoas acreditaram no projecto e o montante angariado já supera os 800 mil(!) dólares.

Sim... já está agendado um revisitar deste projecto para o final do ano (as entregas estão prometidas para Dezembro), e novamente - muito gosto teria em admitir que as minhas suspeitas eram infundadas e que tudo correu bem. Mas, neste momento, não recomendaria a ninguém investir neste projecto.

Actualização: uns dias mais tarde já vieram dizer que afinal utilizam mini-tanques com oxigénio líquido, que permitem respirar 45 minutos.


5 comentários:

  1. Mas estamos a brincar ou quê! Vamos agora acreditar em milagres? Se calhar até conseguiram criar uma tecnologia super revolucionária? Francamente. Mas ninguém mete mão nisto? Qualquer projeto no indie ou kick devia ser obrigado a ter um protótipo para arrancar, algo que fosse obrigatoriamente apresentado a um comité qualquer. Via-se logo que aquilo não funcionava.

    Isto não vai passar de uma grande aldrabice e vamos continuar a ter que usar os GRANDES pulmões para aguentar debaixo de água, sim porque o recorde já vai nos 22minutos!!!

    ResponderEliminar
  2. Mas a ideia é excelente, agora na pratica não sei, eu estive a pesquisar e o principio da coisa até é exequível, mas na pratica não sei, mas é muito boa ideia.
    A ser verdade será que se poder fazer caça submarina com isto, faço mergulho com botijas, mas nunca fiz caça nem pretendo a duvida é só mesmo por curiosidade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fazer caça com isto, pelo menos em Portugal nunca poderá.
      A lei diz que não pode levar suporte, seja isto, seja o que for.

      E o espirito da lei é exactamente não dar uma vantagem demasiado grande ao caçador.

      Poder ficar lá em baixo o tempo que quiser, à espera, é damasiado fácil, tendo em conta que muitos peixes até se aproximam do mergulhador, pela curiosidade.

      Faz mergulho e diz botija? :)
      Em Português é Garrafa, em Brasileiro é Cilindro (tradução literal da expressão usada em ingles Cylinder que é a mais usada a outra é Tank)

      Eliminar
  3. Viva,
    isto tem tudo para ser uma perfeita tanga.

    Até para fazer o video, é perfeitamente possível naqueles dois lados estarem duas mini garrafas que dão facilmente para 15min à profundidade que o video é feito.

    Querem estar muito tempo debaixo de água?
    Neste momento e durante muito mais, a opção é apenas um rebreather.

    coisas como esta: http://www.hollis.com/prism-2-tek-w-o-cylinders-and-valves/

    Ou esta: http://www.poseidon.com/products/rebreathers/mkvi

    Grande abraço,
    joão

    ResponderEliminar