2016/04/07

Análise Ion SnapCam LE


Os smartphones vieram colocar uma câmara digital nas mãos de milhares de milhões de pessoas, e actualmente chegamos ao ponto de já ter câmaras específicas para diferentes funções. A SnapCam da ION é uma das que pretende dar resposta aos que procuram uma câmara para registar todos os momentos da sua vida.

A ION é uma marca já nossa conhecida, que nos tem trazido action cams bem interessantes, e que também está presente no segmento das "life cams" wearables, com a sua SnapCam LE.

A ION SnapCam LE




A SnapCam LE é uma câmara bastante compacta (4x4x1.2cm)e que pesa apenas 33g. Tem um sensor de 8MP com 120º de ângulo de visão, e pode tirar fotos, gravar vídeo (até Full HD a 30fps, ou 720p a 30/60fps).



A qualidade de construção é agradável, não corremos o risco de "perder peças" pois a tampa que protege o slot microSD tem um sistema tipo dobradiça. Já a ficha microUSB, para carregamento, fica desprotegida, o que poderá ser problemático para quem a quiser usar em ambientes húmidos.

Quanto a botões, temos apenas um botão de power (com iluminação RGB que indica o modo em que a câmara está) e um botão de disparo - nada de complicações. Ponto negativo: a câmara não vem com nenhum microSD incluído, o que impossibilita a sua utilização directa (seria simpático vir com um, nem que fosse de apenas 2 ou 4GB.) O que vem incluído, e ainda bem, é um suporte com clip, que permite encaixar a câmara e facilmente pendurá-la numa camisola, casaco, bolso, cinto, etc.


Em funcionamento



A ideia de uma câmara wearable é a de poder registar todo o tipo de momentos, à medida que acontecem, sem que obrigue a pegar num smartphone para tirar uma foto. É uma ideia que tem muitos adeptos, e que não deixa de ser atractiva - embora possa ser também recebida com algumas preocupações, ao estilo das que tivemos com o pseudo-lançamento dos Google Glass, e o receio de os seus utilizadores poderem estar continuamente a filmar tudo o que viam.

Será uma preferência pessoal, sujeita a eventuais conflitos com preferências de terceiros, se repararem que têm uma câmara pendurada no casaco apontada directamente para eles. Mas... caberá ao bom senso de cada um saber onde deverão abster-se de usar um produto como este (como em todos os outros).

Dito isto... este é o tipo de resultado que poderão obter com uma destas câmaras:









É curioso ver o tipo de imagens menos "comuns" que se conseguem obter. :)


O software


Mas, nem tudo é assim tão simples. Uma câmara como esta é simpática, mas fica também dependente de dar um acesso fácil e imediato a estas imagens. Para isso a câmara disponibiliza Bluetooth e WiFi... mas aquilo que se imaginar ser uma vantagem torna-se num verdadeiro pesadelo para a maioria dos utilizadores.



O processo de ligação à câmara passa por lançar a app, e de seguida fazer uma ligação via bluetooth à SnapCam escolhendo essa opção; este passo, quando corre bem, activa o WiFi da câmara, e fazendo com que o utilizador regresse ao menu principal onde terá agora que escolher a opção de ligação via WiFi. Este passo confronta-o com o pedido de uma password, que - imagine-se só - não está indicada em lado nenhum (a ION Portugal já me disse estar a resolver este problema, dando instruções mais claras para os utilizadores) obrigando a ir para a internet procurar por ela, e descobrindo-a não no site oficial nem nos seus manuais, mas sim em fóruns onde outros utilizadores reclamam da mesma coisa.

Como se este processo rebuscado não fosse já confuso e frustrante, temos o caso adicional de que, em dois ou três smartphones diferentes, mesmo assim a ligação não era feita, ou era feita e interrompida passados poucos segundos. Curiosamente, só consegui por a SnapCam a funcionar bem com um smartphone "chinês", uma vez que nem com um Nexus nem com um iPhone a coisa estava a correr bem.



Quando finalmente a coisa lá funcionou, temos acesso a configurar as diferentes opções da câmara, resolução de fotos e vídeo, modos timelapse, descarregar as fotos para o smartphone, criar os vídeos timelapse, etc. para além de também podermos ver um preview em tempo real da câmara. Ainda assim, nota-se que é uma app pouco polida, e que precisaria de trabalho adicional - mas onde o processo inicial, de ligação à câmara, é o aspecto que mais urgentemente precisa de ser totalmente remodelado e simplificado.


Apreciação final


O conceito de uma "lifecam" é bastante atractivo. Se são daquelas pessoas que já deram uso ao histórico de localização da Google para saberem por onde andaram em determinado dia, facilmente imaginarão as vantagens de - potencialmente - poder ter acesso a um registo fotográfico que mostrasse exactamente o que estavam a ver em qualquer momento da sua vida. Mas infelizmente ainda não é isso que se pode ter com esta SnapCam. Não só o seu funcionamento continua a ser feito para a captação de imagens de forma manual, como seria necessário garantir que um sistema de captura automática pudesse funcionar durante todo o dia sem preocupação de autonomia.

Infelizmente, nem chegamos a esse ponto, pois o o software acaba por ser a maior falha desta câmara. É inconcebível que uma marca como a iOn tenha lançado um produto com uma app que obriga o utilizador a saltar entre múltiplos ecrãs para se conseguir ligar à câmara, e que esse processo seja tão problemático ao ponto de não funcionar em vários smartphones que se poderiam considerar "de referência" (Nexus, iPhone). Mais inadmissível, será perguntar uma password ao utilizador que não é indicada em lado nenhum. E é pena, pois se assim não fosse, até se poderiam aceitar os compromissos no uso desta câmara, e que potencialmente até poderiam ser melhorados com uma simples actualização de software.

A SnapCam LE em si não é má, mas peca por não ter um software à altura das suas ambições. E vindo de uma marca que já nos trouxe action cams excelentes, isso torna-se indesculpável.




iON SnapCam LE
Morno


Prós
  • Formato compacto
  • Qualidade de imagem


Contras
  • Processo de ligação ao smartphone
  • Software "inacabado"

* - O nosso agradecimento à iON Portugal por ter disponibilizado esta SnapCam para testes.

Galeria de imagens








Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)