2016/04/07

MIT imprime robot móvel funcional em 3D


As impressoras 3D vão, aos poucos, tornando-se cada vez mais populares e comuns, e agora temos investigadores do MIT a levar ao limite a sua capacidade, imprimindo robots funcionais.

Ainda não se trata de ter uma impressora capaz de imprimir um robot completo que possa caminhar da impressora para fora, mas quase. A impressora consegue imprimir simultaneamente materiais sólidos e líquidos, podendo criar diferentes zonas rígidas, líquidas e flexíveis, com as quais os investigadores puderam imprimrie sistemas hidráulicos de movimentação de um robot com seis patas.

O único componente que fica a faltar é um motor (e a bateria), mas basta adicionar esses dois componentes para que tudo esteja pronto a funcionar.

... Mais um pequeno grande passo no sentido de ir imprimindo sistemas cada vez mais complexos directamente numa impressora 3D, e revolucionar todo o sistema de produção tradicional. Já imaginaram o que seria ter impressoras 3D capaz de "imprimir" os próprios chips electrónicos, e tornar realidade qualquer dispositivo que se criasse? Vamos lá ver se não será algo que se considera banal daqui por 100 anos... com as pessoas da altura a pensarem: "mas como é que aquelas pessoas do início do século XXI conseguiam viver sem isto?" :)


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)