2016/04/22

Bitcasa encerra o Bitcasa Drive - o "disco na cloud"


O Bitcasa surgiu em 2011 com a promessa de espaço de armazenamento ilimitado na cloud, mas é mais um serviço que nos relembra de que as promessas podem não durar para sempre, anunciando que irá encerrar o Bitcasa Drive.

A explicação para o encerramento do Bitcasa Drive não é nada aprofundada, sendo dito apenas que isso é feito para se poderem focar "no seu negócio em crescimento"; mas não deixará de ser estranho que o "negócio em crescimento" passe por abandonar todos os utilizadores que neles tinham depositado a sua confiança para guardarem os seus conteúdos - e que agora terão que se desenrascar para garantirem que tudo o que lá tinham está devidamente replicado nos seus discos locais.

A aposta do Bitcasa tinha sido no seu CloudFS, um sistema de ficheiros preparado para a cloud, e que, em teoria, permitiria poupar espaço fazendo a "deduplicação" de conteúdos repetidos. Só que, muito provavelmente, estariam a ter o mesmo tipo de problemas que fez com que a Microsoft acabasse com o espaço ilimitado no OneDrive. Se no caso da MS a resposta foi duramente criticada, ao impor uma redução significativa no espaço disponível, no caso da Bitcasa será ainda mais... pois deixará de existir completamente a partir de 20 de Maio.

Como se já não bastassem as preocupações com os eventuais problemas de acesso à internet, que nos podem deixar separados dos conteúdos que poderíamos precisar urgentemente mas que se encontram na cloud; este é mais um exemplo de que, de um momento para o outro, a cloud pode simplesmente desaparecer sem deixar rasto.

3 comentários:

  1. Alguém utilizava este serviço? É que nem sabia que existia.

    ResponderEliminar
  2. Nem eu sabia da sua existência. Conhecem outro com espaço ilimitado e free?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espaço ilimitado e free infelizmente não conheço.
      Pago existe por exemplo o Amazon Cloud Unlimited Everything... são 59.99 dólares por ano.

      Eliminar