2016/04/21

Browser Opera ganha VPN gratuita e ilimitada


O browser Opera muito tem apostado em características diferenciadoras para atrair utilizadores, e agora está prestes a ganhar uma que irá agradar a todos os fãs da privacidade: vem com a opção para utilização de uma VPN, gratuita e ilimitada.

As VPNs são um serviço que um número crescente de utilizadores já não dispensa, permitindo aceder à internet de forma mais segura (e mais anónima). De forma simplificada, as comunicações que o nosso computador faz passam a ser encriptadas e reencaminhadas através da dita VPN, de modo a que no destino a única coisa que sabem é o endereço IP do servidor VPN e não do nosso computador - com a vantagem adicional de assim se poder aceder a serviços só disponíveis em determinados países, ao se seleccionar um servidor no país pretendido.

Existem muitos e variados serviços de VPN disponíveis, mas nem sempre é fácil encontrar um que seja gratuito, com tráfego ilimitado, e que ofereça credibilidade suficiente para merecer a nossa confiança (uma vez que as nossas comunicações serão enviadas por lá, este último ponto é de importância crítica). Com a Opera a fornecer este serviço já integrado no browser, fica eliminada a questão das chatices das instalações e configurações, e à partida... é algo que se poderá confiar.

Por agora esta funcionalidade está disponível na versão developer e disponibiliza apenas três localizações virtuais para o servidor VPN (EUA, Canadá e Alemanha), mas quando for lançada oficialmente na versão para o público a Opera diz que terá muitos mais países disponíveis por onde se escolher.

4 comentários:

  1. Gostava de ter esta funcionalidade mas era no Chrome, o meu browser de eleição...

    ResponderEliminar
  2. Gostava de ter esta funcionalidade mas era no Chrome, o meu browser de eleição...

    ResponderEliminar
  3. Procura por "hola" nas extensões do Chrome.

    ResponderEliminar
  4. Na verdade o Opera Browser não fornece VPN! Fornece é um serviço de Proxy seguro. Numa VPN tudo passa por dentro do túnel... e por tudo digo: pedidos de DNS, e tudo o mais! Num proxy mesmo seguro, apenas o tráfego entre o servidor proxy e o cliente é seguro, mas pedidos de DNS e coisas do género não vão pelo proxy.
    Pelo menos o que li é que o Opera Browser não estava a enviar tudo por um túnel virtual até tais servidores... logo trata-se de um proxy seguro.
    Mas é perfeitamente possível mudarem o programa de tal forma que tudo, até mesmo esses pedidos de DNS, WebRTC, flash e tudo o mais seja reencaminhados sempre por esse túnel e que apenas possam fazer pedidos de DNS e tudo mais através desse túnel. Não me parece que vá acontecer, mas é possível.

    ResponderEliminar