2016/04/11

Como activar o Night Shift em Low Power Mode no iOS 9.3.1


Com o iOS 9.3.1 a Apple tentou corrigir o bug que permitia activar o modo Night Shift em Low Power Mode. Felizmente, persiste uma variante desse mesmo bug que continua a permitir fazê-lo.

Estranhamente e inexplicavelmente, a Apple decidiu que a utilização do modo Night Shift não seria compatível com o modo de poupança de energia (algo que faz imaginar que a sua utilização cause consumo acrescido - embora não devesse, se fosse "bem feito"). No entanto, rapidamente se descobriu que o modo Night Shift continuava a poder ser activado, mesmo em modo Low Power, desde que fosse activado via Siri.

Com a chegada do iOS 9.3.1, a reacção da Apple foi precisamente a oposta ao que se pretendia. A Apple corrigiu o problema, mas não não como se desejava. Em vez de permitir a activação do modo Night Shift sempre e quando se quisesse, a sua solução foi adicionar mais restrições, com a Siri a informar que para activar este modo, teria que desactivar o modo Low Power. Seria uma forma de manter a coerência à custa da liberdade de escolha dos utilizadores, mas felizmente existe outra forma de conseguir o que se pretende.

O processo é idêntico ao que era feito anteriormente:

  1. Activar o modo Low Power
  2. Pedir à Siri para activar o modo Night Shift

    - mas agora temos um passo adicional -

  3. Quando a Siri responder que terá que desligar o modo Low Power e se desejamos continuar, responder que sim, mas logo de seguida carregar no botão de power, antes dela responder à nossa confirmação.


Cara Apple, talvez fosse melhor permitirem que fossem os utilizadores a decidirem o que querem fazer com os seus iPhones, em vez de serem forçados a usar bugs, não? Ou, pelo menos, expliquem-nos porque motivo o modo Night Shift tem impacto no consumo de energia, quando deveria ser apenas um perfil de alteração de cores (sendo que num LCD, é irrelevante que cores se apresentam, pois o consumo do ecrã só depende do nível de luminosidade).


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)