2016/04/19

DC/OS - o sistema operativo para data centers

Quem tiver que lidar com grandes quantidades de computadores tem agora uma nova plataforma open-source que poderá simplificar a sua vida: o DC/OS, que dá uso ao Apache Mesos, Marathon e muitas outras ferramentas.

A maioria das pessoas pode dar-se ao luxo de se preocupar apenas com um (ou dois, ou três) computadores e mais alguns dispositivos mobile. Mas, quando se começam a multiplicar o número de computadores, por dez, cem, ou mil, as coisas mudam drasticamente de figura. É isso que se passa nos data centers que suportam as "clouds" que tanto estão na moda, e é para esses casos que este DC/OS foi concebido.

O DC/OS é um projecto open-source que assenta no Apache Mesos e que pretende ser uma solução pronta a usar que combina todo um conjunto de ferramentas que, tradicionalmente, teriam que ser integradas e configuradas manualmente, caso a caso. Aqui, o objectivo é tornar todo este processo de gestão de alto nível tão simples quanto possível - nalguns casos assemelhando-se a algo tão simples quanto instalar apps a partir de uma loja como nas plataformas mobile - e fazendo-o da forma mais eficiente de modo a reduzir os custos de operação com o hardware.

Quem se interessar pelo que se passa nos bastidores das clouds, e talvez experimentar com uma "mini-cloud" caseira para ganhar experiência nestas áreas, é um projecto a seguir com atenção. :)


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)