2016/04/07

Facebook Messenger ganha códigos visuais e encurtador de URLs


Não é segredo que o Facebook tem feito grande aposta no seu Messenger, e agora temos mais uma etapa nesta táctica, com a promoção do serviço para páginas e empresas - e até indo buscar inspiração aos códigos visuais do Snapchat.

Para promover a utilização do Messenger para falar com empresas e serviços, o Facebook vai passar a dar ainda maior destaque ao nomes das páginas no Facebook, que podem ser referidas usando-se o endereço @ e que em breve passarão a apresentar esse nome na própria página de forma mais visível (as páginas e empresas que já usam um URL personalizado, já o terão atribuído automaticamente).

Para facilitar ainda mais a utilização do Messenger no contacto com estas páginas e serviços, temos também atalhos no formato "m.me/username" que permitirão entrar em contacto direito com quem se pretende - e com o objectivo de poder ser utilizados em cartazes ou spots publicitários e serem relembrados facilmente. E a isto somam-se os novos códigos visuais, ao estilo Snapchat, que criam uma imagem personalizada que os utilizadores podem scannar usando os seus smartpones, para entrarem imediatamente em contacto - algo que também poderá ser usado na publicidade em cartazes e revistas.

Já se sabe (ou suspeita) que os próximos anos irão ser dominados pelas plataformas de mensagens, entre chat bots com inteligência artificial e mini-apps que colocam tudo o que se pretende à distância de uma mensagem; e por isso mesmo se percebe que seja do interesse do Facebook ir habituando cada vez mais utilizadores a usar o seu Messenger. Vai ser interessante ver que resposta a Google irá preparar para o seu Hangouts... ou se nem pretende entrar nesta "guerra".

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)