2016/04/07

Google disponibiliza WALT como open-source para medir latência nos Android e Chrome OS


A plataforma Android tem ficado atrás do iOS no que diz respeito a aplicações onde seja crítico um tempo de resposta rápido e constante, e para tentar minimizar esse problema a Google disponibiliza o WALT para medir com precisão os tempos de resposta dos toques e áudio nas suas plataformas.

Apps que necessitem de tempos de resposta "imediatos" (como de música, mas não só) não podem tocar um som, ou mudar uma cor no ecrã, meio segundo após o utilizador ter tocado no touchscreen. Mas se isso acontecer, há que tentar perceber onde está o verdadeiro culpado pelo atraso. Será culpa do touchscreen? Será culpa do próprio sistema que não consegue reagir mais rapidamente?


O WALT é um projecto criado pela Google que permite medir estes passos com precisão, e que agora fica disponível como open-source (tem um custo estimado de cerca de $50 em peças, usando um pequeno Teensy, um ponteiro laser, fotodíodos, um acelerómetro e pouco mais).



Com este sistema é possível medir:
  • latência ao toque - tempo que vai desde o momento do toque no ecrã até que esse toque gera um evento reconhecido pelo sistema
  • latência no scroll 
  • latência de desenhar no ecrã
  • latência do som - tanto da captura via microfone como de saída

No fundo, acaba por ser uma variante do Quickstep que a Google tinha criado para testar os trackpads no ChromeOS.


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)