2016/04/15

Facebook Terragraph quer distribuir internet wireless por todo o lado


Empresas como o Facebook e a Google só podem proliferar se todas as pessoas tiverem acesso à internet, e o Terragraph é uma proposta do Facebook que visa levar internet gigabit a cidades onde não haja infraestuturas tradicionais que o permitam fazer.

Mesmo em Portugal, temos um excelente exemplo de como, a par de uma rede de fibra que se poderá considerar excelente, e que permite velocidade de centenas de megabits aos clientes, temos outras pessoas que, por viverem a uma dezena de metros "ao lado", continuam a estar limitados a velocidades ADSL e afins.

Com a rede Terragraph, o Facebook propõe a criação de uma rede wireless usando "millimeter wave", capaz de suportar velocidades de vários gigabits por segundo, e que permitiria distribuir internet por toda uma cidade de forma eficiente e económica (face a infraestruturas tradicionais).


O sistema consistiria em nós principais de distribuição, colocados em coisas como os postes de iluminação, e que comunicariam com módulos colocados em casas e edifícios, que os transformariam e hotspots WiFi e redes ethernet. O sistema é baseado no standard WiGig, que facilitará ainda mais a sua integração com outros sistemas.

A par desta rede, o Facebook está a trabalhar no ARIES, um sistema que utiliza cerca de 10 antenas direccionais separadas, e que à semelhança do MIMO no WiFi (mas em escala muito superior) é capaz de utilizar as pequenas variações que existem entre o sinal das várias antenas para conseguir enfiar até 24 canais de comunicação independentes, com equipamentos diferentes, na mesma frequência de comunicação. Uma solução que será extremamente útil para lidar com a necessidade sempre crescente de largura de banda num mundo onde o espectro disponível vai sendo cada vez mais raro.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)