2016/04/18

Foodida - uma startup com nome infeliz


Encontrar um nome para uma empresa ou serviço não é simples (e muito menos o nome de um domínio que ainda não esteja ocupado), mas de vez em quando lá surgem alguns nomes que podem parecer criativos mas têm a infelicidade de ter uma conotação menos positiva nalgumas línguas, como é o caso deste Foodida.

O Foodida é um serviço de entrega de "fast food" nos EUA, e que aposta num sistema tipo Uber. A ideia é que qualquer pessoa possa fazer entregas de comida, de modo a juntar o útil ao agradável. Ou seja, quando vai a um sítio buscar comida para si, poderá ver se há alguém por perto que tenha feito um pedido, e fazer essa entrega.

Mas, como se pode ver, a escolha do nome não será propriamente a mais feliz para um público que tenha algumas noções de português. :)

Refira-se que este não é caso único, e já por cá falamos de diversos casos em que as empresas foram forçadas a alterar nomes de produtos devido à conotação negativa que certas palavras têm em certos mercados. O que me leva a pensar que poderia ser útil um serviço de verificação de nomes, que operasse à escala global (crowdsourcing?), e que alertasse para o potencial risco na escolha de nomes como este.

3 comentários:

  1. Olha se abrissem uma loja dessas aqui na cidade alema de somerda e que era giro http://www.soemmerda.de/

    ResponderEliminar
  2. Isso é exatamente o que acontece a quem se vicia em "fast food". Fica com a saúde toda "Foodida"!

    ResponderEliminar
  3. A leitura pretendida será "fud ai di ei" ou "fud ai da"?

    ResponderEliminar