2016/04/26

Gmail para Android ganha suporte para Exchange


Boas notícias para todos os que desejavam usar os seus Android e o Gmail para aceder a contas Exchange, o Gmail para Android passa a suportar o Microsoft Exchange - e pode ser visto como o reconhecimento da Google de que tem que se começar a preocupar com a concorrência.

A Google não tem facilitado a vida à Microsoft (não disponibilizando as suas apps para os Windows Phone, por exemplo) e falta de suporte para contas Exchange era mais um dos factores que mostrava o seu "desprezo" pela MS. Uma falta de suporte que era estranha, pois o suporte para Exchange existia... mas só nos Nexus; dificultando ainda mais perceber porque motivo não estava disponível nos outros dispositivos Android.

É algo que agora fica resolvido com a chegada da mais recente actualização do Gmail para Android com suporte para Exchange, facilitando assim o acesso e sincronização dos emails, contactos e calendários nos smartphones Android com os serviços da Microsoft, ainda bastante populares na grande maioria das empresas (e que até ao momento implicavam complicações acrescidas de configuração para tentar fazer com que tudo funcionasse de forma aceitável).

Em jeito de especulação, poderá imaginar-se que esta mudança de atitude poderá estar relacionada com o facto da Microsoft estar a disponibilizar apps cada vez melhores para Android e iOS, sendo que o seu Outlook é uma app que já supera a app do Gmail em praticamente todos os aspectos (por culpa da própria Google, que tem deixado o seu Gmail estagnado há muito tempo). Este suporte para Exchange não deixará de ser uma medida "simples" para tentar reduzir o desejo dos utilizadores experimentarem outra app... e descobrirem que ficam melhor servidos com uma app da MS para Android, que com uma da própria Google.

5 comentários:

  1. Agora que comecei a usar o Inbox :)

    ResponderEliminar
  2. A aplicação de mail do Android tem suporte para Exchange!

    ResponderEliminar
  3. Nem mais.
    Há poucas semanas desentalei o Gmail do meu Android e comecei a utilizar o Outlook.
    A falta de suporte do Exchange não foi a razão, mas o Outlook tem-se mostrado até agora bem mais capaz, funcional, atualizado e com melhor "look" que a app da própria Google.

    ResponderEliminar
  4. Algo me está a escapar, mas então o gmail para android não tem já suporte para exchange desde o lollipop 5.0.1 ou semelhante ?

    ResponderEliminar
  5. Penso que a novidade será que agora isto está também disponível para utilizadores do Google Apps, que tradicionalmente ficam "esquecidos" destas coisas... :)

    ResponderEliminar