2016/04/29

Google Play passa a indicar apps com publicidade


A Google já começou a implementar a medida que tinha anunciado o ano passado, e que passa a salientar a existência de publicidade nas apps.

Já sabemos que a existência de uma loja aberta de apps é algo que deu origem a um sem número de tácticas que tentam manipular o sistema para fazerem render dinheiro com pouco trabalho; e que essas tácticas se vão adaptando às regras existentes. Isso já passou pelas apps "gratuitas" que depois apresentavam compras in-app para poderem ser utilizadas; e que levou à distinção entre apps verdadeiramente gratuitas, e essas que oferecem compras; e agora leva também à distinção entre apps sem publicidade de apps com publicidade.

A medida será de maior utilidade para os developers que disponibilizam apps gratuitas sem qualquer tipo de publicidade, mas que se arriscam a ver as suas apps ficarem escondidas por clones cheio de publicidade, que continuamente fazem surgir popups e sabe-se lá que mais, para tentar ganhar uns cliques à extra à custa da distracção dos utilizadores.

Com esta nova legenda, será muito mais simples seleccionar apps que (à partida) não nos irão chatear com publicidade - embora isso não signifique que não continuem a haver apps que usam publicidade de forma moderada e perfeitamente aceitável.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)