2016/04/02

Oculus Rift teardown revela ecrãs OLED e lentes originais

A primeira versão comercial dos Oculus Rift já começou a ser enviada para os compradores, e o site ifixit já fez o seu habitual serviço público de nos mostrar como é que as coisas são por dentro, fazendo o teardown dos Oculus Rift CV1.

Os Rift já passaram por várias versões, desde a primeira - e distante versão - nascida do projecto do Kickstarter e antes da Oculus ser comprada pelo Facebook; a versões sucessivamente mais evoluídas que culminaram neste CV1. A dimensão (e capital) do Facebook faz com que esta versão já não tenha que recorrer a um ecrã convencional, como inicialmente tinha sido feito, agora utilizando dois ecrãs OLED independentes, feitos à medida das suas necessidades. O resultado é uma resolução total de 2160x1200 a 90Hz (com uma densidade de 456ppi).

Temos no mercado smartphones com ecrãs com melhor densidade de pixeis (por exemplo, o Galaxy S7 tem 576ppi, e o Xperia Z5 Premium tem um ecrã 4K com 806ppi!) mas este foi optimizado para ter menos espaço "morto" entre pixeis, ser de baixa latência, etc. Dito isto, os pixeis continuam a ser bastante perceptíveis, sendo essa uma área a melhorar nas próximas gerações de óculos VR.


Uma parte curiosa é das lentes; que agora passam a ser assimétricas, e contam com uma forma curiosa para evitar a necessidade de múltiplas lentes. Nos kits iniciais os Rift continuam diferentes conjuntos de lentes, para que os utilizadores pudessem escolher as que melhor se adequassem à sua visão; neste Rift final, isso foi dispensado e as lentes nem sequer são amovíveis. A solução foi criar umas engenhosas lentes híbridas, que combinam lentes fresnel com lentes ópticas tradicionais, e que funcionam quase como lentes progressivas, em que subindo ou descendo os óculos ligeiramente, podemos ajustar a "focagem" que se vê.

... Agora é só esperar para ver que uso se vai dar a isto. :)


1 comentário:

  1. O envio, como já era de esperar, já tá atrasado e para nos compensar Oculus decidiu retirar o custo do envio mas eu preferia pagar em vez de ter que esperar mais tempo!

    ResponderEliminar