2016/04/27

YouTube estreia blocos de publicidade de 6s (que não se podem passar à frente)


O YouTube vai adicionar um novo formato de publicidade ao seu catálogo, e embora não dê para passar à frente, parece-me ser um formato que não será demasiado intrusivo para os utilizadores.

Que não haja ilusões... o YouTube só pode ser um serviço gratuito se der lucro à Google, e esse lucro vem da publicidade que é exibida. Já nos habituamos a ver (e ignorar) a publicidade popup que vai surgindo em baixo nos vídeos, e vamos sofrendo com a publicidade que é reproduzida antes do vídeo, e que só podemos passar à frente passados vários segundos.

Agora, a Google adiciona um novo formato de publicidade ao YouTube, que consiste em blocos publicitários de apenas 6 segundos, e que por serem tão curtos não darão a possibilidade de "passar à frente"). É um formato que foi concebido para ser atractivo para os utilizadores que vêem o YouTube em dispositivos móveis, e onde qualquer bloco publicitário seria automaticamente para passar à frente; e ao mesmo tempo inspirará os anunciantes a criarem spots mais criativos e interessantes, que possam cativar os utilizadores em apenas 6 segundos. (Isto para não falar do ridículo que seria apresentar um bloco de publicidade de 30 segundos para se poder ver um vídeo que tenha apenas 20 segundos de duração.)

Do lado do YouTube, a proposta que faz aos anunciantes é que utilizem estes mini-blocos de 6 segundos para promover spots publicitários maiores, um pouco à semelhança do que acontece nos canais de TV tradicionais, onde existem spots editados para diferentes durações, para melhor se fazer a gestão da promoção pretendida.

... Seja como for, ficam avisados: não se assustem se começarem a ver surgir estes blocos de 6 segundos sempre que quiserem ver vídeos no YouTube.

1 comentário:

  1. Ao menos que seleccionem os anúncios. Aparece cada aberração que só dá vontade de fechar o site e esquecer o vídeo que era suposto ver.

    ResponderEliminar