2016/05/30

Análise ao Devolo WiFi Stick ac

O tempo em que ter uma rede WiFi a 54Mbps era impressionante há muito que passou, e hoje em dia já poucos se satisfazem com velocidades abaixo dos 100Mbps. O Luis Costa traz-nos um micro-adaptador WiFi da Devolo que promete muita mais velocidade que o seu reduzido tamanho poderia fazer prever.


A Devolo é uma marca já sobejamente conhecida por parte dos portugueses devido aos seus produtos Powerline, considerados "de referência" e que em muitos casos se assumem como uma boa alternativa aos extensores de WiFi. A utilização da rede eléctrica para passagem do sinal é uma boa opção para quem não pode usufruir de um ligação gigabit na sua habitação. Contudo, as portas de rede ethernet, comuns nos PCs, são praticamente inexistentes nos smartphones e tablets; sendo isto, por certo, uma das razões que levou a Devolo a integrar a tecnologia WiFi nos seus adaptadores dLAN, permitindo uma extensão do sinal wireless através da rede eléctrica.

A tecnologia do WiFi tem evoluído ao longo dos anos, sendo que nesta altura a especificação 802.11ac já começa a ser uma norma nos equipamentos móveis. Contudo, os portáteis com alguns anos não apresentam esta especificação, ficando-se normalmente pelo 802.11n.

O Devolo WiFi Stick



Foi a pensar neste tipo de equipamentos que a Devolo colocou no mercado uma pen WiFi 802.11ac, a qual efectivamente só permite ligações a equipamentos compatíveis com esta versão da especificação. Dentro da caixa deste Devolo WiFi Stick temos o minúsculo adaptador e a documentação de referência.


O adaptador é realmente muito pequeno. Quando instalado, fica apenas cerca de meio centímetro fora da porta USB, pelo que não será grande incómodo para quem o mantiver constantemente inserido no seu portátil.


Em funcionamento


Para testar o desempenho deste adaptador WiFi, recorri ao meu Surface Pro de primeira geração, o qual tem Wi-Fi 802.11a/b/g/n. O router que serviu o sinal foi um potente Asus RT-AC3200, não havendo assim dúvidas relativamente à qualidade do sinal. Os nossos agradecimentos à Asus pela cedência deste equipamento para realização dos testes.

Para a avaliação do desempenho, o Surface estava na mesma divisão do router (perfil de energia - elevado desempenho) a cerca de 5 metros de distância.

Num teste rápido no Speedtest.net, o Surface registou 131Mbps em download, isto numa ligação com 200Mbits.



Com o Devolo WiFi Stick, o resultado do download subiu para os 203Mbps, o que representa um aumento de 55%.


Outro dos testes efectuados, consistiu na cópia de um ISO entre dois PCs com disco SSD. Para instalei o Devolo WiFi Stick num deles e o outro foi ligado a uma porta de rede do Asus RT-AC3200:


Como podem observar pela imagem em cima, a velocidade de transferência manteve-se estável na casa dos 27MB/s, o que equivale a 216Mbps. Este valor é inferior ao máximo teórico de433Mbps que a Devolo avança na sua especificação.

Tentei ainda repetir o teste em três outros PCs com porta USB 3.0, mas em nenhum deles consegui superar a marca acima referida.


Apreciação final


O Devolo WiFi stick não é um produto virado para as massas. Foi pensado para situações muito específicas, pelo que deverão ponderar bem antes de o adquirir. Este adaptador WiFi apenas funciona nas rede ac de última geração; pelo que se só têm um router com WiFi n, então este produto não é o que procuram - e isto aplica-se à maioria dos routers fornecidos pelos operadores, que os portugueses terão em casa.

Se pelo contrário, têm um router com WiFi ac e pretender obter o máximo rendimento da rede sem fios em equipamentos mais antigos que ainda não suportem WiFi ac, então sim, o Devolo WiFi stick é um produto a ter em conta. Recordo o caso do meu Surface pro em que a velocidade de transferência com o adaptador Wifi ac teve um aumento de 55%.

Este adaptador WiFi pode ser encontrado no mercado nacional por valores inferiores a 20€.

A avaliação que é atribuída ao Devolo WiFi stick baseia-se naturalmente na premissa que estão a comprar um equipamento do qual podem efectivamente tirar partido. Assim, o Devolo WiFi stick recebe um prestigiante Quente.




Devolo WiFi stick
Prós
  • WiFi ac
  • Reduzidas dimensões
  • Melhoria de prestação face ao WiFi n

Contras
  • Desempenho inferior à especificação anunciada


Por: Luis Costa

1 comentário:

  1. teórico de 433Mbps normalmente é em duplex, dividindo por 2 dá os 216Mbps! nada mau

    ResponderEliminar