2016/05/24

Android vai reconhecer os donos e dispensar passwords


A Google parece finalmente prestes a utilizar a tecnologia existente nos smartphones para nos facilitar a vida em vez de a complicar, e no final do ano passará a ser muito mais raro sermos confrontados com o pedido de introdução de PINs e passwords, pois o smartphone saberá reconhecer-nos automaticamente.

Os smartphones actuais contêm inúmeros sensores, e já o ano passado a Google tinha-nos mostrado o seu Project Abacus, que pretendia utilizá-los para determinar a identidade de um utilizador. A forma como nos mexemos, escrevemos, os locais em que estamos, o nosso rosto, são tudo coisas a que um smartphone tem acesso e que pode utilizar para detectar se está tudo dentro da normalidade ou se existe alguma anomalia. E ao que parece, veremos os benefícios deste sistema já no final do ano, provavelmente com a chegada do Android N.


Com este sistema, os Android poderão monitorizar continuamente o que se passa e atribuir um grau de confiança de que se trata do utilizador legítimo. Assim, se estivermos em casa e escrevermos da nossa forma habitual, o sistema poderá determinar que não é preciso nenhum PIN ou password para determinadas operações - coisa que continuaria a pedir, caso se estivesse num local desconhecido ou alguém a escrever de forma diferente do habitual.

O sistema não só simplificará a vida aos utilizadores, como também resolverá aquelas situações em que um smartphone desbloqueado passa a dar acesso total a quem se apoderar dele. É que com essa monitorização contínua, o sistema pode detectar que algo de errado se passa e exigir verificações de segurança (por exemplo, via impressão digital, reconhecimento facial ou password) para comprovar que quem o está a utilizar é realmente quem deveria ser.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)