2016/05/12

Condutor acusa Tesla de ter chocado sozinho num camião - Tesla responde mostrando os logs do que realmente aconteceu


À medida que os carros vão ficando mais digitais aumentam também as acusações de que o carro é culpado de algumas coisas estranhas. Foi o que aconteceu num incidente em que um Tesla chocou com um semi-reboque... mas que a Tesla prontamente esclareceu, com detalhe surpreendente.

O dono deste Tesla diz que estacionou o carro atrás do camião, e que quando regressou alguns minutos mais tarde descobriu que o carro tinha iniciado a marcha autonomamente e chocado com o camião. Uma situação que já faria prever um cenário aterrador, ao se imaginar que a qualquer momento um Tesla poderia decidir andar sozinho sem o condutor por perto... Mas em vez de estarmos perante uma cena que parecia inspirada no velho clássico Christine, a explicação parece ser bem mais simples e é dada pela própria Tesla.

O que este condutor se terá esquecido é que este carro, mais que qualquer outro, é um verdadeiro computador sobre rodas, e que regista tudo aquilo que é feito. Foi precisamente esse registo que a Tesla usou para demonstrar que foi o condutor que activou o modo de parqueamento autónomo, tendo ignorado todos os alertas que o carro deu.

Segundo esse registo, a Tesla informa que o foi condutor que activou funcionalidade com um duplo clique no selector de velocidades (recebendo um alerta visual e sonoro), e posteriormente soltado o pedal de travão (1 segundo depois) e saído do veículo (2 segundos depois), com o modo a entrar em acção 3 segundos mais tarde. Só cinco minutos mais tarde é que a porta voltou a ser aberta. A Tesla relembra também que o modo "summon" está em fase beta, e que os condutores têm que aceitar as condições de utilização que deixam bem explícito que os sensores podem não detectar todos os obstáculos e que deverão manter atenção permanente para interromper o processo a qualquer momento. Este condutor parece ter ignorado esta parte... e o resultado não deverá ficar barato.


Não invalidando que estes carros possam ter bugs desesperantes, há que ter em conta que também são uma autêntica caixa negra que regista tudo o que o é feito... e não me parece que demorará muito tempo para que, em caso de acidente, se utilizem estes dados para averiguar o que se terá passado. O que, posto de outra forma, é um verdadeiro incentivo para que se deseje que a condução fique completamente e 100% a cargo dos veículos, que assim podemos mesmo dizer que a culpa foi inteiramente deles. :)

3 comentários:

  1. Com essa descrição leva a querer que o dono deste carro costuma fazer este procedimento talvez para concluir o estacionamento mas desta vez como o veículo da frente não era "normal" a coisa não correu bem. Mas até as pessoas que andam num sótão podem bater com a cabeça:) era bom que o carro aprendesse e à próxima "olhasse" mais para cima ;)

    ResponderEliminar
  2. De aproveitar seria estes registos para casos com assegurados que por cá até mete nojo.

    ResponderEliminar
  3. Só mesmo nos EUA para permitirem um reboque daquela maneira (depois do eixo traseiro tem quase o comprimento de outro carro)!...

    ResponderEliminar