2016/05/26

George Hotz quer lançar sistema para carros autónomos ainda este ano


No final do ano passado Geaorge Hotz surpreendeu tudo e todos ao anunciar que ia criar um sistema que permitia transformar qualquer automóvel num automóvel autónomo - e surpreendentemente, tudo parece estar a avançar a passo acelerado, rumo ao lançamento comercial ainda este ano.

Este sistema de George Hotz tem gerado bastante polémica, e entrado em rivalidade directa com Elon Musk (da Tesla), que não acredita que um sistema criado "numa garagem" possa competir com os sistemas que são criados por equipas especializadas que já trabalham nisto há anos (ou décadas). Mas, sendo George Hotz um verdadeiro mago das artes digitais, seria um erro subestimá-lo, e neste momento o seu carro parece conseguir lidar com quase tudo o que os outros sistemas fazem, mesmo sendo muito mais recente e contando com menos informação.

[ao menos não é um ecrã azul... :]

Aliás, essa falta de informação - que é de importância crítica num sistema que aprende com o exemplo dado pela condução normal dos condutores - já levou a que Hotz criasse uma app que permite que outras pessoas usem os seus smartphones para registarem vídeos enquanto conduzem, ao estilo das dash cams, com essa informação a contribuir para a aprendizagem do sistema (a app chamar-se-á Chffr e será disponibilizada no final de Junho).

A versatilidade do sistema foi recentemente posta à prova, quando George Hotz foi até Las Vegas para demonstrar o seu automóvel, e quando lá chegou é que descobriu que as estradas lá não usam os habituais traços descontínuos para marcar as faixas de rodagem, mas sim marcadores reflectores em relevo que criam um perfil "pontilhado". Uma situação inesperada para o sistema, e que obrigou a umas viagens rápidas para que ele aprendesse a lidar com isso... parecendo tê-lo feito sem problemas.

Se Hotz conseguir cumprir a promessa de trazer este sistema para ao mercado, e a menos de $1000, vão haver muitos executivos de grandes marcas a ter que engolir um sapo. :)


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)