2016/05/23

Google e Levi's trazem roupa inteligente para o mercado em 2017


O dia em que começará a ser necessário perguntar se um casaco ou sapatos são compatíveis com o nosso smartphone parece aproximar-se a alta-velocidade, com o Project Jacquard da Google a chegar ao mercado já em 2017 pelas mãos da Levi's.

Foi precisamente no Google I/O do ano passado que a Google revelou o seu Project Jacquard, que pretende ampliar drasticamente as possibilidades de interacção com os computadores usando "tecido inteligente" que pode funcionar como touchpad; e este ano repetiu-se essa intenção, desta vez com a revelação de que a Levi's irá trazer com casaco com esta tecnologia para o mercado já no próximo ano (aliás, esta edição de 2016 do Google I/O irá ficar na história por praticamente nos apresentar coisas que só chegarão no próximo ano - esperemos que seja mesmo para cumprir.)

A ideia é abandonar a necessidade de pegar ou tocar no smartphone para interagir com ele, e embora se pudesse imaginar que a voz seria um meio preferencial para o fazer, há muitas situações onde o controlo por voz não será apropriado ou possível - daí a ideia de usar a própria roupa como superfície de toque.

Neste caso, a superfície de toque restringe-se a apenas uma secção nos punhos, que é acopolada a um pequeno dongle electrónico que trata da comunicação com o smartphone (via Bluetooth, com autonomia para 2 dias.) Sendo que, como é habitual em todas as novas tecnologias, é bem provável que as potencialidades deste sistema só comecem a ser verdadeiramente exploradas daqui por mais alguns anos. Até lá a Google e Levi's mostram-nos como seria possível atender ou cancelar chamadas com um simples toque, ajustar volume ou mudar faixas das músicas, pedir direcções de navegação, etc. sem que seja necessário olhar ou falar para o smartphone.

... Resta agora saber se o mercado estará disponível para pagar o custo (que se prevê elevado) desta roupa inteligente e - talvez ainda mais importante - se estará disposto a ter mais um dispositivo para recarregar diariamente!




Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)