2016/05/18

Google Home é a resposta da Google ao Echo da Amazon


A sessão de abertura do Google I/O 2016 foi acompanhada da revelação da nova ofensiva da Google para as nossas casas: o Google Home.

Tal como já tinha sido antecipado, a Google estava mesmo a preparar uma resposta ao bem sucedido Echo da Amazon, e essa resposta é o Google Home. Compatível com o Google Cast, o Home pode responder às nossas perguntas e obedecer aos nossos comandos de voz, para coisas como tocar música (em qualquer coluna compatível com o cast) ou ver vídeos.



A ideia é tornar o Google Home no centro das casas inteligentes, permitindo controlar todo o tipo de dispositivos, como luzes, climatização, etc. Mas por agora é preciso ter em conta que a Google já tem faltado a muitas das promessas nesta área (lembram-se do Android @ Home?) e tudo isto, neste momento, é autêntico vaporware. Aliás, o site do Google Home anunciado durante a apresentação nem sequer estava ainda acessível, e a ideia é cativar os developers para que se criem maiores integrações com mais plataformas no futuro.

... Mas por enquanto, por muito que se queira acreditar que será bem sucedido, trata-se apenas da Google a falar das suas intenções (o próprio vídeo foi apresentado como "algo que esperam vir a ser possível no futuro") - enquanto que o Amazon Echo é um produto real e disponível neste momento. (O facto do OnHub da Google, quase um ano depois de ser lançado, ainda nem sequer tirar partido de todas as suas capacidades também não dá grande confiança...)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)