2016/05/18

Tesla actualiza sistema de estacionamento automático para se ilibar de culpas


A Tesla diz não ter feito nada de mal no caso em que um Tesla terá chocado sozinho contra um camião durante a manobra de estacionamento automático, mas parece querer cortar o mal pela raiz e implementou mais uma confirmação que deixa a responsabilidade na mão dos condutores.

O modo de estacionamento automático já tinha sido anteriormente criticado, por não contemplar a possibilidade do utilizador deixar cair o smartphone (ou ficar sem bateria) depois de dar início a este processo, deixando de o poder interromper em caso de emergência - o que originou uma actualização que obriga o condutor a pressionar continuamente um botão para que o carro se mantenha em movimento (a não ser que o utilizador altere as configurações para permitir a utilização apenas com um toque inicial, ou o faça via o duplo-toque na manete de velocidades no veículo).


E agora chega nova actualização, onde, para além de todos os avisos já existentes, o condutor é o responsável por especificar qual o sentido em que o carro deverá prosseguir para fazer o estacionamento automático: se para a frente, se para trás.

Não deixa de ser uma forma eficaz de exigir aos condutores que estejam atentos e evitem abusos de excesso de confiança na capacidade do seu Tesla; mas o que é certo é que também sabemos que existem bugs com fartura que poderão causar comportamentos estranhos no veículo - e será interessante ver se a Tesla também irá disponibilizar os logs do sistema nesses casos. E já agora, bem que poderiam rever a questão das travagens de emergência, para tentar evitar situações como a que aconteceu.


P.S. Grande ponto positivo a Tesla poder lançar todas estas actualizações de forma automática para os seus automóveis. É mais do que fazem muitos fabricantes de smartphones. ;P

1 comentário:

  1. Um medicamento tem de passar por dezenas de testes para ser autorizado no mercado. Quando é que fazem o mesmo para este tipo de sistemas autónomos ?

    ResponderEliminar