2016/05/19

Google revela Instant Apps para Android que não precisam ser instaladas


O futuro das apps enquanto coisas que têm que ser descarregadas e instalados irá passar a ser uma coisa do passado graças às Instant Apps, que permitem executar uma app Android a partir de um link, sem necessidade de qualquer instalação.

Esta nova funcionalidade das Instant Apps foi revelada na abertura do Google IO 2016, e acaba por ser o seguimento lógico de algumas experiências que a Google já tinha feito a nível de permitir experimentar uma app sem a instalar (para efeitos publicitários). Agora, temos o passo seguinte, que é a de permitir que qualquer app, com uma pequena actualização para suportar este modo, possa ser executada a partir de um link sem que o utilizador tenha que a instalar.

Não será difícil imaginar as potencialidades: quantas apps não mantêm no smartphone que raramente utilizam, mas que optam por manter por "eventualmente" poderem vir a necessitar delas? Com as Instant Apps isso deixa de ser um problema, pois é só executá-las a partir de um link quando forem precisas - e o mesmo para apps que poderão querer usar apenas uma vez, ou que não vos agradaria instalar.

É mais um pequeno grande passo no sentido de ir eliminando as diferenças entre web apps e apps nativas, e de que o streaming de apps, ou a sua execução remota (ou local a partir de armazenamento remoto) irá acabar por tornar tudo isso irrelevante: o utilizador só saberá que as coisas "funcionam", sem ter que se preocupar com como ou porquê.


Actualização: mais de meio ano depois, começam finalmente a ficar disponíveis as Instant Apps.

5 comentários:

  1. Ou seja, um site... só que pode conter malware...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ou seja, um fanboy... que teve de vir mandar a sua boca...

      Eliminar
    2. "Ó mãe, eles disseram mal da Google na Internet!"

      Eliminar
  2. Ou seja, sem internet vira um lindo peso para papel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se clicas num link, tens que ter internet. Seja em que dispositivo for.

      Desta forma não precisas de instalar 1001 apps..

      Eliminar