2016/05/23

Pilot é um auricular que traduz conversas em tempo real


O sonho de colocar um auricular para perceber aquilo que alguém diga em qualquer língua do mundo aproxima-se, ou assim nos diz a Waverly Labs, que promete concretizá-lo com o seu auricular Pilot.

Vivemos num mundo tão dominado pelo inglês (no Ocidente) que até nos esquecemos que essa língua é falada apenas por 5% da população mundial. A necessidade de comunicar com pessoas noutras línguas continua a ser essencial, e a Waverly Labs quer que isso seja algo tão simples quanto colocar um auricular - o Pilot - nos ouvidos dos interlocutores.

A ideia é engraçada mas, importa alertar desde já que estes auriculares não são tão milagrosos quanto possam parecer. É que todo o trabalho continua a ser feito por uma app no smartphone, que é indispensável para a sua utilização. Assim sendo, acaba por ser apenas uma pequena alteração face aos sistemas de tradução que já temos disponíveis, como o Skype e o Google Translate, ambos capazes de fazer traduções em tempo real. Embora se tenha que reconhecer que tirar o smartphone da "frente" da conversa poderá facilitar o diálogo e aproximá-lo de uma conversa mais natural.

O Pilot irá chegar ao Indiegogo em breve e, como sempre, aconselham-se as precauções redobradas que se aplicam aos projectos de crowdfunding (com dose especial de atenção, por se se tratar do Indiegogo, local de eleição para a maioria dos projectos fraudulentos.)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)