2016/06/22

Alcatel apresenta IDOL 4 e IDOL 4S

A Alcatel apresentou em Lisboa os novos Idol 4 e Idol 4S, e com direito a óculos VR e tudo. O nosso Luis Costa não se deixou ficar pela realidade virtual e foi conhecê-los em "realidade real".


O IDOL 3 da Alcatel foi o smartphone da marca que até à data obteve melhores resultados no mercado nacional. Recebeu a mais alta classificação atribuída pelo AadM, estando naturalmente elevadas as expectativas para o modelo que lhe sucede, o IDOL 4. A apresentação oficial decorreu no MWC e pelo que nos foi possível observar na altura, a Alcatel preparou-se para não defraudar as expectativas dos clientes.

A apresentação em Portugal decorreu hoje em Lisboa, tendo sido dados a conhecer os novos IDOL 4 (VR) e IDOL 4S. A Alcatel continua a apostar em duas versões na gama IDOL, se bem que para 2016 há uma alteração na sua política. No lugar dos IDOL 3 de 4,7" e 5,5", a Alcatel apresenta agora um equipamento de 5,2" (IDOL 4) e um outro de 5,5" (IDOL 4S). O modelo de 4,7" que situava na gama média baixa, não tem um substituo directo na gama IDOL (os Alcatel POP acabam por ocupar este espaço).

O IDOL 4 acaba por ser o substituto natural do IDOL 3 de 5,5", e o IDOL 4S vem ocupar um novo segmento de mercado. Fica assim claro o objectivo da Alcatel em reposicionar a gama IDOL, procurando agora apostar no segmento de gama média-alta.


Os novos IDOL 4 seguem a filosofia dos IDOL 3, com um ecrã reversível que ganha uma nova dimensão, com o som a acompanhar a orientação do smartphone. A saída de som frontal e traseira permitem a visualização de conteúdos em diferentes cenários de utilização.


A aposta no VR está bem patente, com a Alcatel a fornecer uns óculos VR com os IDOL 4 e 4S, daí o primeiro ganhar a nova designação de 4VR. Para potenciar a utilização do sistema VR, a Alcatel disponibiliza alguns conteúdos, dos quais se destacam 3 vídeos e um jogo. A parceria celebrada com a Google garantiu a certificação Daydream para estes dois terminais, pelo que o Android N pode ser considerado como uma actualização garantida.

Como factor diferenciador, a Alcatel aposta numa tecla que designou de BOOM. Esta tem um comportamento adaptável ao tipo de informação que esteja a ser apresentada no ecrã. Com o ecrã desligado, permite tirar várias fotos, dando depois ao utilizador a possibilidade de escolher a que melhor qualidade apresente.

Os IDOL 4 já estão disponíveis no mercado nacional, com o IDOL 4 a ter um PVP recomendado de 299€ e o IDOL 4S com um interessante ecrã 2K a situar-se nos 449€.


[clicar aqui para mostrar o Press Release]



Por: Luis Costa

1 comentário:

  1. Ficou por se saber qual a qualidade dos óculus (resolução FOV, etc.)! Mas suponho que deve ser (muito) pior que o Gear vr!

    ResponderEliminar