2016/06/02

Estudo da Samsung revela que portugueses são fãs da tecnologia mas 70% fingem conhecer termos tecnológicos


Streaming, cloud, firmware, wearables, internet of things - a área tecnológica está repleta de palavras usadas com fartura, e um estudo da Samsung revela que há ainda um grande número de pessoas para quem estas palavras são "chinês", mas que fingem conhecer o que são.

A Samsung levou a cabo um estudo sobre os hábitos tecnológicos dos Europeus, inquirindo mais de 10 mil pessoas em 18 países, e temos resultados interessantes. Em primeiro lugar, 77% dos portugueses são fãs da tecnologia, bem acima dos 55% da média Europeia; e que 61% deles usa tecnologia cada vez com mais frequência, também acima da média Europeia de 52%. Resultados bem positivos portanto, mas que são acompanhados de outro facto curioso... fingir que conhecem termos tecnológicos que desconhecem.

No topo da tabela de termos que já obrigaram pessoas a fingir que sabem do que se trata estão termos como cloud, streaming e Internet of Things; mas que são contrabalançados por outros como Bluetooth, WiFi e Smart Devices, que os portugueses conhecem em níveis superiores aos dos restantes europeus.

Neste pronto interessa frisar que é perfeitamente natural não se saber tudo, e que ninguém deverá ficar "constrangido" por isso - sendo esse também um dos nossos pontos fundamentais: de tentar explicar a tecnologia em termos que todos a possam perceber (e se mesmo assim tiverem dúvidas, estamos cá para ajudar! :)

Em suma, a conclusão deste estudo poderá ser vista por outra perspectiva: há 70% dos portugueses que deviam passar a visitar o Aberto até de Madrugada regularmente, e certamente os resultados no próximo inquérito seriam bem melhores. ;)




Ficam as definições da Samsung para o top 3 das palavras que mais dúvidas têm causado aos europeus:
  1. A Cloud: Através de uma ligação à internet, é possível aceder aos seus ficheiros pessoais e profissionais a partir de qualquer dispositivo – Smartphone, Tablet ou Computador – não sendo necessário ocupar memória interna do seu equipamento.
  2. O Streaming: serviço de transmissão de áudio e/ou vídeo em tempo real, acessível através de uma ligação à internet.
  3. A Internet das Coisas: conjunto de equipamentos – smartphones, frigoríficos e até máquinas de lavar – ligados através de WIFI (rede sem fios) que trabalham em conjunto para ajudar a tornar a sua utilização mais conveniente para o consumidor.


4 comentários:

  1. Não concordo a 100% com essas definições.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. +1

      Algumas deixam muito a desejar. :/

      Eliminar
    2. Se alguém conseguir defini-las melhor numa só frase... força. :)

      (Eu nem me aventurei a tentar fazê-lo... pois cada uma delas daria um post completo... ou mais. :)

      Eliminar
    3. +1

      cloud = computadores das outras pessoas.

      Eliminar