2016/06/30

Facebook confirma - e desmente - que usa a localização para sugerir pessoas conhecidas


O Facebook volta a ficar numa posição delicada, relativa aos métodos que utiliza para sugerir potenciais pessoas conhecidas, e que parecem estar a usar a localização dos utilizadores como factor para essas sugestões.

Se são utilizadores do Facebook já se terão deparado com a sugestão de amigos que ele faz. Na maioria dos casos essas sugestões são facilmente explicadas, sendo de pessoas que temos na lista de contactos, ou com quem já trocamos emails ou telefonamos, etc. Mas, noutros casos, as sugestões são mais misteriosas. Um utilizador ficou intrigado quando o Facebook lhe sugeriu como amigo uma pessoa com quem nunca tinha tido qualquer contacto, a não ser ter estado num mesmo encontro no dia anterior.

Depois de contactado o Facebook, o mesmo confirmou que a rede social utilizaria a localização como um dos factores para a sugestão de potenciais pessoas conhecidas (estar no mesmo local durante o mesmo período de tempo) - algo que faz todo o sentido de um posto de vista técnico, mas que ao mesmo tempo levanta toda uma série de preocupações de abuso de privacidade, especialmente se isso estiver a ser feito sem o consentimento dos utilizadores. Mas, logo de seguida, o Facebook veio dar o dito por não dito, dizendo que afinal não utiliza a localização, e que isso tinha sido feito apenas de forma experimental.

É de imaginar que assim seja, para evitar a grande dor de cabeça que acompanharia essa funcionalidade; mas assim sendo, fica por explicar como é que o Facebook continua a sugerir pessoas com as quais não se teve qualquer contacto, a não ser ter estado no mesmo sítio.

1 comentário:

  1. Francamente, acho muito estranha a escolha das sugestões que me apresentam...

    ResponderEliminar