2016/06/23

Facebook leva as reacções aos vídeos VR 360


Com a aquisição da Oculus o Facebook torna-se num dos maiores interessados a nível mundial em promover a tecnologia VR, e sinal disso é a chegada das "reacções" aos vídeos VR a 360º no Gear VR.

As reacções do Facebook são os "likes expandidos", que para além do tradicional símbolo do polegar levantado nos deixam escolher entre diferentes emoções de riso, tristeza, surpresa, etc. De forma idêntica ao que acontece na web, para as activar em modo VR basta olhar durante algum tempo para o botão de like dentro do vídeo VR para que ele se expanda num conjunto alargado de reacções que podem escolher.

Curiosamente esta funcionalidade foi adicionada apenas aos vídeos 360 e não às fotos panorâmcias a 360º - coisa que está prometida para breve.

O mundo dos conteúdos VR/360º está em fase de autêntica exploração e ainda muito haverá por descobrir e inventar, pois é uma nova área que está a obrigar a repensar muitas das noções pré-estabelecidas que se aplicavam ao cinema, TV, e até aos jogos de computador. Coisas como os próprios interfaces têm que ser completamente repensados, e também nos conteúdos há que explorar formas de atrair a atenção dos espectadores para os locais certos; para não falar da necessidade de tornar as coisas mais interactivas, criando experiências únicas e diferenciadas para cada pessoa (por exemplo, permitindo que um espectador possa passar mais tempo a olhar o cenário em seu redor, enquanto outro prefere olhar apenas para o foco da acção e acompanhar o desenrolar da história).

Vai ser interessante ver o impacto que que a chegada de óculos VR mais acessíveis (e com tecnologia melhorada, ao longo dos próximos anos) irá ter no mercado.

1 comentário:

  1. Isso no futuro vai ser muito interessante mas atualmente ainda deixa muito pouco a desejar porque a qualidade de imagem é péssima e porque só os vídeos e imagens 3D têm interesse mas o 3D usado ainda precisa melhorar bastante!

    ResponderEliminar