2016/06/21

Google já deixa autenticar login no PC usando o smartphone


A Google já tinha anunciado que iria apostar em tornar mais fácil a utilização de medidas adicionais de segurança e isso fica finalmente disponível com a possibilidade de usarmos o smartphone para autenticar o login na web usando o nosso smartphone como método "2-step".

A autenticação 2-step é altamente recomendada para todos os serviços importantes, e absolutamente imprescindível para quem desejar manter a sua conta Google em segurança. Isso implica que se recorra ao método de receber um código adicional via SMS sempre que desejam fazer login na vossa conta; ou utilizar a app de autenticação que gera códigos temporários que mudam continuamente - um pequeno "incómodo" adicional que se justifica face à segurança acrescida, mas que agora é dispensado com a opção de Google Prompt.

É agora possível irem às opções de segurança da vossa conta Google, e na secção 2-Step Verification escolherem o método Google Prompt, para um ou mais dispositivos que tenham (Android, iOS, smartphones, tablets.)

Com este método activo, em vez de receberem um SMS ou terem que introduzir um código de autenticação adicional sempre que quiserem fazer login, surgirá uma notificação no dispositivo seleccionado para a verificação, onde bastará confirmar que realmente desejam fazer login - sem SMS ou códigos adicionais. O único requisito é que o dispositivo tenha acesso à internet e que também possua um método de bloqueio definido, quer seja por padrão, PIN ou impressão digital.

Mesmo tendo este método mais simples activado, continuam a estar disponíveis os restantes métodos 2-step; pelo que poderão continuar a usar os SMS ou códigos da app, se tal vier a ser necessário.

(Se ainda não usam o 2-step no Google, é o momento ideal para começarem a utilizá-lo.)

1 comentário:

  1. Adoro 2-factor mas meter os códigos é um bocado blegh. Gosto muito mais desta solução.

    ResponderEliminar