2016/06/06

Grava um vídeo do ecrã do teu computador usando o YouTube


Se já sentiram necessidade de gravar um vídeo de alguma coisa no ecrã do vosso computador, poderão gostar de saber que o podem fazer sem instalar nenhum software adicional; basta dar uso ao YouTube.

Anteriormente já tínhamos visto como gravar o ecrã do computador usando o VLC, mas hoje mostramos uma técnica ainda mais simples, que recorre ao YouTube (onde provavelmente iriam partilhar o vosso vídeo - pelo que acaba por ser uma solução 2-em-1.)

A técnica consiste em darem uso aos live streams do YouTube, que depois de um processo inicial de configuração, vos deixará criar o vosso primeiro evento ao vivo. Será recomendável seleccionarem que se trata de um vídeo privado (a não ser que o objectivo seja mesmo partilhá-lo com o mundo sem qualquer edição adicional). Quando chegarem à janela dos Hangouts, poderão seleccionar a opção screenshare e seleccionar se querem gravar o vídeo do ecrã completo, ou apenas de alguma janela aberta - que se torna ideal para os casos em que estiverem a criar algo como um vídeo de demonstração de um programa.


Depois é só dar início à gravação e pararem no final, ficando o vídeo gravado na vossa conta do YouTube, de onde o poderão descarregar, editar, e partilhar como bem entenderem.

Uma solução simples e eficaz para gravar vídeos a explicar como usar um programa, que será útil tanto a nível pessoal como profissional (e também de interesse para estudantes, que assim poderão condimentar os seus "trabalhos de casa" com uns vídeos. :)

4 comentários:

  1. No mac gravas ecrã e fazes export para o youtube com o Quicktime, já há uns anos.

    ResponderEliminar
  2. Podem explicar mais detalhadamente?

    ResponderEliminar
  3. Abre o Quicktime , Ficheiro --> Nova gravação do ecrã .
    Depois de terminar a gravação Ficheiro--> partilhar --> Youtube.

    ResponderEliminar