2016/06/09

Investigadores criam lentes microscópicas que superam as lentes de vidro tradicionais


Investigadores dão novas esperanças de que um dia as câmaras que temos nos smartphones possam competir, e até superar, a qualidade de imagem das câmaras DSLR.

Neste momento todos os que se interessam por fotografia sabem implicitamente: é impossível para uma câmara de um smartphone competir com uma câmara DSLR, que tem sensores muito maiores e lentes de muito maior qualidade que não podem ser miniaturizadas para caberem num smartphone. Só que no caminho da inovação não há impossíveis, e um grupo de investigadores criou micro-lentes de espessura ultra-reduzida, e que podem superar o desempenho das lentes de vidro tradicionais.

Em vez de recorrer ao vidro, que tem que ser cuidadosamente polido com precisão absoluta para criar lentes de alta-qualidade, aqui recorre-se à "magia" dos meta-materiais - aquela classe de materiais que já tem permitido criar "invisibilidade" em certos comprimentos de onda - para focar a luz com uma precisão superior à das lentes.

É um sistema que nos faz sonhar com o dia em que as fotos e vídeo captados com um smartphone de espessura reduzida poderá competir com a de uma volumosa DSLR com as suas lentes de milhares de euros - e sem esquecer que o custo de fabrico destes meta-materiais seria também milhares de vezes mais reduzido. Infelizmente, por agora estas meta-lentes funcionam também para comprimentos de onda específicos... mas... isso será apenas mais um pequeno "detalhe" a ultrapassar para nos dar aquilo que queremos. :)


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)