2016/06/14

iOS 10 deixa "desinstalar" apps do sistema mas na verdade só as esconde


Uma das grandes novidades não anunciadas do iOS 10 é a possibilidade de se desinstalarem as apps do sistema; mas afinal parece que se trata apenas daquilo que alguns já suspeitariam: de que as apps não são realmente apagadas mas apenas ficam escondidas.

Há muito que o iOS era criticado por obrigar os utilizadores a lidarem com um número crescente de apps integradas no sistema que não podem ser removidas, obrigando a maioria dos utilizadores a criar uma pasta "de lixo" para as esconder em qualquer lado. Outro problema não menos grave, isto fazia também com que qualquer actualização a qualquer uma destas apps tivesse que ser feita mediante uma actualização do sistema, dificultando o processo de manter uma app livre de vulnerabilidades ou com novas funcionalidades.

Com o iOS 10 isso muda, e muitas das apps do sistema passam a ser tratamento idêntico a qualquer outra app, podendo ser descarregadas e actualizadas via App Store; significando também que os utilizadores podem finalmente "desinstalar" as apps que não pretendem utilizar. Mas... será mesmo assim? Ao que parece, não.

Algumas pessoas com acesso às versões beta do iOS 10 já relataram um comportamento suspeito ao desinstalarem as ditas apps do sistema. Quando tentam voltar a reinstalar as apps removidas, a sua instalação é imediata - e faz regressar a app mesmo quando se está em modo airplane (portanto, sem acesso a downloads). Comportamento que confirmará que as apps não são verdadeiramente removidas (nem libertam espaço) mas que ficam apenas escondidas e desactivadas.

... Não é que seja uma má solução, pois para a maioria dos utilizadores o efeito prático será o mesmo - mascarando o processo de esconder as apps num formato que os utilizadores já dominam ao remover e instalar apps.


Actualização: afinal a Apple refere correctamente que se trata apenas de remover a app do home screen e não de a eliminar completamente, como indica para as apps normais.


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)