2016/06/18

OnePlus 3 não tira partido dos 6GB de RAM?


O artigo sobre a chegada do OnePlus 3 com 6GB de RAM depressa originou a discussão sobre se esses 6GB seriam realmente diferenciadores face a modelos com 4GB, e eis que já começam a surgir vídeos que parecem demonstrar que... não.

O teste não é científico, mas consiste no processo habitual de abrir múltiplas apps em sequência, primeiro com a memória limpa, e depois repetindo o processo para ver se as apps foram mantidas em memória e, teoricamente, tendo um carregamento instantâneo. Neste caso, temos o OnePlus 3 com 6GB de RAM a enfrentar um Galaxy S7 Edge com "apenas" 4GB de RAM, e os resultados parecem demonstrar que algo de errado se passa com o OnePlus 3.

Mesmo tendo 6GB de RAM, o OnePlus 3 é consistentemente mais lento que o Galaxy S7, mesmo quando se está na fase da repetição, em que todas as apps deveriam ter ficado em memória.

Muito provavelmente isto deve-se a uma má afinação do sistema, que parece estar a tentar recuperar o máximo de memória livre disponível, mesmo quanto tem 6GB para utilizar (e já por cá falamos de que não há vantagens em ter a memória "livre" - e que é sempre melhor que a mesma esteja a ser utilizada, e bem gerida). Seja como for, convém que a OnePlus esclareça e corrija este assunto, antes que a utilização de 6GB de RAM fique conotada como sendo algo negativo.




Actualização: tal como se suspeitava, é apenas uma configuração do sistema que está a privilegiar a poupança de bateria em vez do uso da memória. É relativamente simples mudar essa configuração e mudar completamente o comportamento do OnePlus 3 (faltando agora averiguar qual o impacto que isso tem na bateria.)

4 comentários:

  1. http://www.xda-developers.com/how-to-fix-the-oneplus-3s-memory-management-almost-double-the-apps-in-memory/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exactament. Estava para partilhar o mesmo. Ao que parece a oneplus está consciente do porquê disso acontecer, na óptica deles poupa bateria.... Não vai faltar ROMs para os mais curiosos experimentarem :)

      Eliminar
    2. O que não deixa de ser contrasenso... em vez de tanta e inútil ram que aumentassem a bateria.

      Eliminar
  2. o meu já está rooted e ja fiz o tweak da memoria e realmente dá para ter muita mais coisa aberta. a parte da bateria ainda nao sei porque nao tive forma de a testar como deve ser. o certo é que uma carga completa dela demora 1h :)
    dêm tempo para isto ficar realmente afinado. nao deve demorar muito nao :)

    ResponderEliminar