2016/06/01

Samsung reduz tamanho de um SSD a um só chip


Da próxima vez que quiserem adicionar uns terabytes de espaço ao vosso computador, não se surpreendam se isso implicar colocar apenas um pequeno chip do tamanho de um selo - pois a Samsung condensou todo um SSD num chip de tamanho reduzido.

Ao longo das décadas os sistemas de armazenamento foram também diminuindo de tamanho. Das distantes e obsoletas disquetes de 8" e 5.25" passamos para disquetes e discos de 3.5"; actualmente é bastante popular o formato de 2.5", e mais recentemente temos migrado para os SSDs M.2 com tamanho ainda mais compacto. Tamanho esse que agora parece gigante face ao novo SSD de 512GB num só chip da Samsung.


Basicamente, a Samsung condensou toda a electrónica necessária para a criação de um SSD (que tradicionalmente seriam 18 chips separados) num só chip - o PM971-NVMe - com apenas 20x16mm.

O que este SSD/chip permite é que se possa colocar memória de alta capacidade (até 512GB) e alto-desempenho (1.5GBps e 190K iops em leitura; 900MBps e 150K iops em escrita) em dispositivos muito mais compactos. É de prever que os primeiros dispositivos onde este chip seja aplicado sejam ultrabooks e tablets, mas bem que gostaríamos de ver isto ser usado também num smartphone, onde também as velocidades de leitura e escrita na memória começam a ser o ponto que mais se vai fazendo notar. E já agora... porque não uma pen USB 3.0 SSD? :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)